Por Ascom Parlamentar

No início de outubro, foi apresentado, na Câmara Federal, o texto substitutivo ao Projeto de Lei 3.261/2019 e apensados que visam alterar a Lei 11.445, de 2007, a Lei Nacional de Saneamento Básico, e mais quatro leis. A proposta fragiliza e desestrutura todo o setor de saneamento do país e escancara a fatia lucrativa do setor para a gestão da iniciativa privada, sem qualquer garantia de salvaguarda dos interesses da população nos municípios onde água e esgotamento sanitário não darão lucro.

Para discutir o conteúdo do Projeto de Lei 3.261/2019 e aprofundar o debate sobre as consequências da privatização da água e do saneamento, será realizada uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), no próximo dia 8 de novembro, às 9 horas, numa iniciativa conjunta do SINDISAN com o mandato do deputado estadual Iran Barbosa, do PT, proponente da audiência, que terá como tema “O Projeto de Lei nº 3.261/2019 e os riscos de privatização da DESO para os sergipanos”.

Foram convidados para fazer o debate o presidente do SINDISAN, Sílvio Sá; Pedro Blois, presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU); Pedro Romildo, secretário de Saneamento da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU ); Arilson Wunsch, coordenador da Frente Nacional do Saneamento Ambiental (FNSA); e também o economista e coordenador do Dieese em Sergipe, Luís Moura; além de um representante da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO).

“Diante da onda privatista patrocinada pelo governo federal, a ordem é reforçar a resistência na defesa das nossas empresas públicas estratégicas, e a DESO é uma delas. O Projeto de Lei 3.261/19 traz grande preocupação porque seu conteúdo praticamente impõe que os municípios entreguem suas concessões dos serviços de saneamento básico para que grandes grupos econômicos privados assumam. Água e esgotamento sanitário são direitos da população, não podem ser tratados como meras mercadorias a serviço do capital. A audiência pública que estamos propondo, em parceria com o SINDISAN, é justamente para que conheçamos melhor o conteúdo desse projeto e que possamos encontrar os caminhos para resistir e preservar a DESO como uma empresa pública forte e a serviço dos sergipanos e não do capital privado”, explica o deputado Iran Barbosa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Com projeção de 30 mil foliões em 2025, programação do Galo do Augusto Franco será divulgada no dia 3 de fevereiro

    No próximo dia 3 de fevereiro, o Galo do Augusto [...]

  • Aumento na temperatura devido ao verão movimenta procura por ar-condicionado e ventilador

    Com a chegada do verão, o calor aumenta consideravelmente nas [...]

  • Entidades de classe da Segurança Pública manifestam apoio às ações de valorização profissional do Governo e da SSP

    Entidades de classe vinculadas às carreiras da segurança pública de [...]

  • Verão Sergipe 2025 leva desenvolvimento, cultura e esporte para Pacatuba

    Entre dunas, rio, lagoas, mangues e com praias ainda intocadas, [...]

  • Secretária da Educação de Aracaju se reúne com Sindipema e ouve demandas da categoria

    A secretária da Educação de Aracaju (Semed), Edna Amorim, acompanhada [...]