Mesmo com um cenário de pandemia, mais de 21 mil atendimentos foram realizados no ano passado

O ambulatório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza atendimento especializado para pacientes com doenças do sangue. Em 2020, o serviço registrou 21.817 procedimentos para assistência a pessoas portadoras de anemia falciforme, hemofilia, talassemia, Doença de Gaucher e von Willebrand, assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com estatísticas, o setor contabilizou 6.229 – consultas médicas, 2.494 – transfusões, 355 – sangrias, 591 – atendimentos com equipe multidisciplinar, odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social, 1.848 – infusão de fator e 10.300 – dispensação de fator, medicamento encaminhado pelo Ministério da Saúde (MS) para distribuição gratuita junto ao paciente portador de hemofilia

A gerente do Ambulatório e Apoio Terapêutico, enfermeira Juliana Silva Nascimento, relatou que em meio à pandemia a assistência aos pacientes não parou. “Organizamos os fluxos e seguimos com os atendimentos cumprindo todos os protocolos para proteção ao contágio do coronavirus. As medidas visam preservar funcionários, a comunidade usuária dos serviços e seus acompanhantes”, informou ao lembrar. “Esses pacientes já possuem uma fragilidade natural no seu sistema imunológico devido a sua enfermidade, por isso, é necessário redobrar os cuidados”, frisou.

Dentre as alterações, o serviço ofertado no Ambulatório do Hemocentro de Sergipe passou a realizar agendamentos com hora marcada para consultas, priorizando pacientes com casos mais graves. Também adotou o distanciamento entre as cadeiras nas áreas de atendimento, disposição de álcool em todas as áreas e obrigatoriedade do uso de máscaras.

Para cumprimento dos protocolos de segurança ao enfrentamento ao coronavirus o atendimento dos serviços de fisioterapia, odontologia, psicologia também passou por readequação com agendamentos de horários individuais para evitar aglomeração de pacientes da capital com o interior. “Fizemos a seleção dos pacientes que mais precisavam do atendimento e organizamos o fluxo para realizar um atendimento de qualidade”, salientou Juliana Nascimento.

Na parte de distribuição e orientações sobre o uso de medicamentos específicos necessários para o tratamento das doenças, a equipe da farmácia realizou a dispensação de 10.300 itens, como a dispensação de Hemoderivados, fatores de coagulação utilizados na prevenção e tratamento de hemorragias em pacientes portadores de Hemofilias e outros distúrbios da Coagulação.

Serviço

O paciente que recebe atendimento no Ambulatório do Hemose é encaminhado pela rede Básica de Saúde, quando realiza consulta nos postos de saúde dos seus municípios de origem. No hemocentro eles recebem assistência multiprofissional com: médicos, pediatras, hematologistas, odontólogos, fisioterapeuta, psicóloga, farmacêuticas, assistente social, além de acompanhamento com enfermeiros e técnicos de enfermagem. O serviço funciona diariamente de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000 e 3225-8046.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prévia da inflação de abril fica em 0,43%, puxada pelos alimentos

    A prévia da inflação oficial registrou 0,43% em abril, pressionada pelos preços [...]

  • Prefeita Emília participa de Fórum da CNT e anuncia envio de projeto de lei para aquisição de novos ônibus pelo PAC

    A Prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou, na última quinta-feira, [...]

  • Seplan promoverá 1ª reunião de 2025 da Rede Sergipana de Observatórios

    A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) realizará, [...]

  • Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

    O Ministério da Saúde encaminhou à Comissão Nacional de Incorporação [...]

  • Avanços legais ainda contrastam com exploração do trabalho doméstico

    A evolução da legislação em contraste com a realidade de exploração [...]