A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (14), o pedido para registro definitivo da vacina contra a chikungunya encaminhado pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa farmacêutica Valneva. O imunizante está autorizado a ser aplicado no país na população acima de 18 anos.

A vacina foi avaliada nos Estados Unidos em 4 mil voluntários de 18 a 65 anos, sendo que 98,9% dos participantes do ensaio clínico produziram anticorpos neutralizantes, com níveis que se mantiveram robustos por ao menos seis meses. Os resultados foram publicados na revista científica The Lancet, em junho de 2023.

O imunizante contra a chikungunya já recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, e da European Medicines Agency (EMA), da União Europeia. Esta é a primeira vacina autorizada contra a doença.

Segundo o governo de São Paulo, ao qual o instituto é vinculado, o parecer favorável da Anvisa representa um importante passo na aprovação de uma versão do imunizante do Butantan, que já está em análise pela agência reguladora. As duas vacinas têm praticamente a mesma composição.

>>Vacina contra chikungunya já passa por testes em humanos

Ainda de acordo com o governo estadual, o Instituto Butantan está trabalhando em uma versão com parte do processo realizado no Brasil. O imunizante será adequado à possível incorporação no enfrentamento da doença em nível de saúde pública.

A chikungunya é uma doença viral transmitida por meio da picada de mosquitos Aedes aegypti infectados – os mesmos que transmitem dengue e Zika. Os principais sintomas são febre de início repentino (acima de 38,5°C) e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e punhos. Pode acontecer também dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele. Alguns pacientes podem desenvolver dor crônica nas articulações.

 

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Glicia Kelline convida público para participar da terceira edição da imersão ‘Comunicação em Essência’ em Aracaju

    A treinadora Glicia Kelline vai realizar a terceira edição da [...]

  • “Ferraz in Brejo”: Luiz Ferraz grava primeiro audiovisual neste domingo

    O cantor Luiz Ferraz, artista da Augustus Produções, escolheu sua [...]

  • Ferreira Costa lança a Campanha Varal Solidário em Aracaju

    A Ferreira Costa deu início à Campanha Varal Solidário, uma [...]

  • Circuito BNB Cultural completa um ano com apresentações em São Cristóvão

    O Circuito Banco do Nordeste Cultural prepara uma sequência especial [...]

  • Alex Melo participa do encerramento do I Curso de Polícia Comunitária Aplicada de Sergipe

    A Polícia Militar do Estado de Sergipe encerrou no fim [...]