Os brasileiros ou estrangeiros que entram no Brasil não precisam mais apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo de covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou as duas portarias editadas durante a pandemia com medidas sanitárias para o ingresso de estrangeiros no país.

Segundo a Anvisa, o fim das exigências foi motivado pela decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de decretar o fim do estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, que vigorava desde março de 2020.

A agência repassou as orientações às companhias aéreas, postos de fronteira e operadores de portos e aeroportos em instrução técnica publicada em 23 de maio.

“Esse cenário [fim do estado internacional de emergência] possibilitou a determinação de que a covid-19 é agora um problema de saúde estabelecido e contínuo (…) Desta forma, o Brasil deixa de exigir de viajantes de procedência internacional a comprovação vacinação contra a covid-19 ou apresentação de resultado negativo de teste, bem como da implementação pelos administradores de terminais de passageiros e operadores de meios de transporte de medidas de prevenção e mitigação [redução] da doença”, informou a nota técnica.

Normas mantidas – Apesar de revogar as exigências de testes ou de certificados de vacinação, a Anvisa informou, na nota técnica, que manteve as recomendações para medidas não farmacológicas de prevenção (como uso de máscaras), e as normas de notificação e de respostas a casos suspeitos e confirmados.

Os pontos de entrada no Brasil, informou a nota técnica, devem continuar a ter planos de contingências atualizados para enfrentamento de futuras emergências sanitárias internacionais. Também deverão ser mantidas as medidas para garantir a vigilância e o atendimento dos casos suspeitos e confirmados de covid.

A Anvisa também manteve a obrigação de administradores de terminais de passageiros e de meios de transporte comunicarem à agência reguladora eventos de saúde pública durante viagens. O isolamento de passageiros com sintomas compatíveis com covid-19 ou com contaminação confirmada está mantido.

Nos últimos meses, a Anvisa tem revogado uma série de normas relativas à pandemia. Em março, ela derrubou a obrigatoriedade de máscaras em aeroportos e aviões, que passou a ser apenas recomendada.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Com projeção de 30 mil foliões em 2025, programação do Galo do Augusto Franco será divulgada no dia 3 de fevereiro

    No próximo dia 3 de fevereiro, o Galo do Augusto [...]

  • Aumento na temperatura devido ao verão movimenta procura por ar-condicionado e ventilador

    Com a chegada do verão, o calor aumenta consideravelmente nas [...]

  • Entidades de classe da Segurança Pública manifestam apoio às ações de valorização profissional do Governo e da SSP

    Entidades de classe vinculadas às carreiras da segurança pública de [...]

  • Verão Sergipe 2025 leva desenvolvimento, cultura e esporte para Pacatuba

    Entre dunas, rio, lagoas, mangues e com praias ainda intocadas, [...]

  • Secretária da Educação de Aracaju se reúne com Sindipema e ouve demandas da categoria

    A secretária da Educação de Aracaju (Semed), Edna Amorim, acompanhada [...]