A Arábia Saudita habilitou 25 estabelecimentos brasileiros, localizados em distintas regiões do país, como exportadores de carne de frango para aquele país. A autorização é resultado de uma missão de especialistas sauditas que veio ao Brasil há três meses e visitou frigoríficos, fazendas e fábricas de ração.

Os 25 estabelecimentos comerciais responderam, no ano passado, a 63% do volume das exportações brasileiras de carne de frango – porcentagem que correspondeu a 437 mil toneladas – para a Arábia Saudita.

Ontem (21), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tomou conhecimento do relatório publicado pelo serviço sanitário da Arábia Saudita. De acordo com a assessoria de imprensa do Mapa, o relatório está sendo examinado para que os estabelecimentos sejam informados, em detalhes, sobre as recomendações encaminhadas pelos sauditas.

Associação

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que 58 plantas são habilitadas pelo Ministério da Agricultura para exportar. Do total, 30 exportam para a Arábia Saudita – e 25 foram habilitadas e cinco, não.

“As razões informadas para a não autorização das demais plantas habilitadas decorrem de critérios técnicos. Planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações. A ABPA está em contato com o governo brasileiro para que, em tratativa com o Reino da Arábia Saudita, sejam solvidos os eventuais questionamentos e incluídas as demais plantas”, diz nota da associação divulgada em seu site.

No fim do dia, o presidente em exercício, Hamilton Mourão, descartou que a não autorização esteja relacionada à uma possível mudança da embaixada de Israel para Jerusalém. “Não foi mudada ainda. O pessoal tá se antecipando ao inimigo”, respondeu ao ser questionado pelos jornalistas.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Minha Casa, Minha Vida amplia meta e deve chegar a 3 milhões de unidades contratadas, diz Jader Filho

    Duas novidades anunciadas recentemente no Minha Casa, Minha Vida, como [...]

  • Justiça determina afastamento do presidente do INSS

    A Justiça Federal determinou o afastamento do presidente do Instituto [...]

  • Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

    Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina [...]

  • Vereador Alex Henrique confirma pré-candidatura a deputado federal em 2026

    Nesta terça-feira (22), o vereador por Itabaiana, Alex Henrique (União [...]

  • Corrida noturna “Aracaju Night Race 2025” acontece no próximo dia 24 de maio

    Estão abertas as inscrições para a edição 2025 da corrida [...]