A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta terça-feira, 23, o segundo dia D da campanha Novembro Azul.
A ação acontece em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital: Augusto Franco, Geraldo Magela, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Dona Jovem, Carlos Fernandes, Anália Pina e José Calumby.
Nessas unidades, o público masculino pode contar com serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites (A e B); avaliação de IMC e teste de glicemia; atualização do cartão de vacina; atendimento clínico (com agendamento de exames hemograma completo, sumário de urina e PSA); avaliação em saúde bucal, além de participar de palestras e roda de conversas educativas alusiva à saúde.
De acordo com o médico da SMS, William Barcelos, durante todo este mês, estão sendo intensificadas as ações voltadas aos cuidados com a saúde do homem. “Todos os homens podem procurar, diariamente, as unidades de saúde para buscar atendimento médico, fazer seus exames de rotina, buscando sempre a qualidade de vida”, explica.
Sintomas e exames
William destaca a importância de os homens procurarem atendimento, independentemente de estarem ou não doentes. Segundo ele, os cuidados devem ser ao longo de todo o ano inteiro, principalmente para aqueles mais desatentos.
“Em muitos casos, o câncer de próstata é assintomático e, quando há sintomas, podem surgir dificuldade de urinar, aumento na frequência da urina, diminuição do jato de urina e presença de sangue no xixi, sensação de bexiga cheia ou gotejamento de urina. Isso tudo pode ser um sinal em que a próstata pode estar aumentando de tamanho. É um momento de extrema importância para ressaltar a saúde do homem como um todo”, enfatiza.
O médico faz questão de alertar que o câncer de próstata, quando detectado inicialmente, tem grande chance de cura. O sintoma é um sinal de alerta, então, é preciso ficar com uma atenção maior, uma urgência maior porque pode estar num quadro avançado. Mas o paciente assintomático não pode deixar de fazer os exames. “No entanto, muitos homens deixam de fazer os exames para detectar a doença por preconceito, o que atrasa o diagnóstico e agrava a situação. Detectando precocemente, a gente faz todo o acompanhamento para confirmação do diagnóstico, e início do tratamento, que é fundamental para a gente evitar mortes por essa doença”, orienta.
Dia Internacional do Homem
Existem datas que são marcos para dar visibilidade à saúde dos homens, como a campanha Novembro Azul, Dia dos Pais e o Dia Internacional do Homem, que é celebrado em 19 de novembro.
“Aproveitamos estas datas para chamar a atenção dos homens quanto à prevenção e explicar a nossa porta de entrada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é a Rede de Atenção Primária [REAP], onde oferecemos os exames de rotina, o pré-natal do parceiro, os grupos de prevenção, incentivamos a fazerem atividades físicas e a participarem dos polos da Academia da Cidade. Em alusão ao dia, nossa equipe da UBS Fernando Sampaio, estará participando do evento que será realizado na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb)”, relata a referencia técnica da SMS, Jenifer Sobral.