O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou o resultado final preliminar do Censo Demográfico 2022 da Barra dos Coqueiros na sexta-feira, 5. Dados da instituição apontam que, na última década, a população do município quase dobrou e o quantitativo de domicílios duplicou.
O Censo Demográfico é uma ferramenta fundamental para a gestão municipal. A partir dos dados estatísticos divulgados pelo IBGE, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros poderá planejar e desenvolver melhor os serviços públicos essenciais para a população, em áreas como saúde e educação.
De acordo com o IBGE, a Barra dos Coqueiros é o município que mais cresceu no Estado em termos de população. Em 2010, a cidade tinha 24 mil habitantes e, em 2022, saltou para 41.644 – um aumento de 66,7%.
“A gente tinha uma noção prévia sobre o crescimento da Barra e hoje isso se confirmou. A Barra é o município que mais cresceu no nosso Estado. Para fins de ideia, a população de 2000 era de 17 mil pessoas, em 2010, 24 mil e, agora, 41 mil. O IBGE estimava um aumento para 31 mil pessoas e chegou a 41 mil”, informou o coordenador de áreas do Censo do IBGE em Sergipe, Lucas Rodrigues.
Boom imobiliário – <span;>Outro dado importante apresentado pelo IBGE nesta sexta foi o quantitativo de domicílios. Como já era esperado, o instituto informou que o crescimento imobiliário na Barra dos Coqueiros nos últimos dez anos foi grande. “Foi gigantesco. Em 2010, era 9.619 mil domicílios, e agora 20.169. Então, mais do que dobrou a quantidade”, disse Lucas Rodrigues.
“Diante desse aumento de moradias, podem surgir dúvidas: “Como mais que dobrou domicílios e a quantidade da população não dobrou? É porque, hoje em dia, os domicílios têm cada vez menos pessoas. Em 2010, a média era 3,64 e, hoje em dia, 2,80. Atualmente, você tem, em média, menos de 3 pessoas por domicílio. E uma coisa que notamos na Barra é que tem muita gente na faixa dos 35, 40 anos, o que leva a crê que é muita gente adquirindo sua primeira moradia, que saiu de outros municípios próximos para cá”, relatou o coordenador do IBGE.
3ª reunião – <span;>A apresentação dos dados finais preliminares ocorreu na terceira e última reunião do IBGE com gestores da Prefeitura da Barra, na Câmara Municipal de Vereadores. “É a reunião que consideramos a mais importante. A gente chega ao município para dizer quais foram os resultados de quantidade de domicílios e de pessoas no município. Com acesso a isso, o município passa a ter uma informação mais atualizada de sua realidade”, reforça Lucas Rodrigues.
A expectativa do IBGE é divulgar os dados oficiais do Censo 2022 a partir de junho – de forma unificada em todos territórios do Brasil –, a exemplo de quantitativo populacional, domicílios, renda, escolaridade, pirâmide etária, entre outros dados dos municípios.
Fonte: Ascom/Barra dos Coqueiros
<