
Quem está apostando em um rompimento político do governador Fábio Mitidieri (PSD) com o ex-deputado André Moura (União), por conta da disputa pelo comando da Prefeitura de Aracaju, pode terminar 2024 com um “choque de realidade”: somando o chefe do Executivo que tem uma oposição fragilizada e pouco barulhenta com o poder de articulação e estratégia de André, a tendência é que o bloco de partidos formados pelo PSD/União/Podemos pode eleger este ano cerca de 50 dos 75 prefeitos do Estado de Sergipe.
Considerando que outros partidos da base aliada como PP, MDB e PDT também podem eleger gestores pelo interior, a conclusão é que não existem razões para justificar uma suposta “rusga” entre Fábio Mitidieri e André Moura que alguns setores tentam formalizar como uma narrativa. O primeiro é pré-candidato natural à reeleição e tem todas as condições de atingir seus objetivos; André não esconde de ninguém que seu projeto é disputar uma das cadeiras do Senado Federal e é evidente que o apoio da prefeita de Aracaju seria, estrategicamente, fundamental.
Uma legenda de oposição que disputou o governo em 2022, o Partido dos Trabalhadores, mesmo com o ministro Márcio Macedo, o senador Rogério Carvalho e o deputado federal João Daniel, a tendência é que o resultado das eleições municipais seja ainda mais “trágico” do que já aconteceu em 2022, quando a legenda só conseguiu eleger um deputado estadual (que vota com o governador na Alese) e um deputado federal mediante decisão judicial bastante questionável. O PT vai ter que lutar muito para eleger prefeitos pelo interior sergipano…
Por sua vez, o PL liderado por Valmir de Francisquinho parece focado em Aracaju, Itabaiana e Areia Branca; o partido que tem muita força na região Agreste (reduto político de Valmir) perdeu alguns de seus quadros que já migraram para a base do governador ou caminham politicamente com André Moura. Em Aracaju o cenário é liderado pela vereadora Emília Corrêa que vai disputar a prefeitura; em Itabaiana e Areia Branca, Valmir e Tallysson (pai e filho) estarão focados em seus compromissos, numa clara formatação de um projeto político que poderia ficar prejudicado.
Em síntese, Fábio Mitidieri e André Moura são líderes políticos reconhecidos na atualidade, sabem estruturar partidos e fortalecer agrupamentos. Um precisa do outro para, juntos, alcançarem seus objetivos em 2026. Estamos falando de dois políticos profissionais que possuem bom trânsito em todo o território sergipano, como também na capital federal, seja na Câmara dos Deputados, no Senado e até em órgãos e Ministérios do governo federal. Fábio e André têm maturidade suficiente para entenderem que o cenário após as eleições de 2024 será bastante animador.
Em muitos dos 75 municípios do nosso Estado teremos uma disputa entre prefeitos e pré-candidatos, mas na maioria deles num “embate” entre PSD e União Brasil, ou seja, teoricamente, independente de quem ganhar ou perder, se permanecerem juntos, Fábio Mitidieri e André Moura vão iniciar 2025 liderando (com sobras) o maior agrupamento político de Sergipe, consolidando seus respectivos projetos para as eleições de 2026. Os números provam que a disputa pela PMA, tem sim um “peso” maior, mas não deverá representar qualquer tipo de rompimento, independente do resultado do pleito…
Veja essa!
O senador Laércio Oliveira confirmou para este colunista que o engenheiro civil Vitor Mandarino, que se filiou recentemente ao PP, vai disputar a Prefeitura de Itaporanga contra o também pré-candidato Ivan Sobral e a ex-prefeita Gracinha Garcez. Laércio se mostrou confiante no projeto político.
E essa!
Na oportunidade, Laércio confirmou o fim de uma relação política com o prefeito Otávio Sobral (pai do deputado Marcelo Sobral) e reconheceu que o gestor deve deixar os Progressistas em breve. O senador não polemizou, mas ficou claro que existiu um “arranhão” que “sentenciou” a aliança entre as partes…
Olha o PP!
Laércio explicou que o PP tem oito prefeitos na atualidade e a expectativa é eleger em 2024 de 12 a 15 gestores, considerando que a legenda terá pré-candidatos em 25 municípios, aproximadamente. “Hoje temos dois vice-prefeitos e a nossa previsão é que a partir do próximo ano teremos muito mais”.
Grande Aracaju
Além da pré-candidatura de Fabiano Oliveira em Aracaju, Laércio confirmou que o PP vai apoiar Airton Martins (PSD) na Barra dos Coqueiros; Diego Prado (MDB) em São Cristóvão; e a deputada Carminha (apoio do prefeito Padre Inaldo) em Nossa Senhora do Socorro!
Falando em Socorro!
O atual vice-prefeito Manelito Franco se filia no PP em ato programado para a tarde desta segunda-feira (1º) em Nossa Senhora do Socorro, com o ex-prefeito Zé Franco assumindo o comando do Diretório Municipal. Manelito segue como vice na chapa encabeçada por Carminha contra o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania).
Falando em São Cristóvão!
A relação de Denakê (esposa do ex-vice-prefeito Adilson Júnior) com o prefeito Marcos Santana e o deputado Paulo Júnior parece ter “azedado” de vez. Ela é filiada ao União Brasil, legenda que abrigará o pré-candidato a prefeito Júlio Júnior, e estava cotada para ser a vice na chapa majoritária.
Foi rifada?
Supostamente “rifada” (a vice será Gedalva Umbaubá), Denakê gravou um vídeo em suas redes sociais externando o que aconteceu e se dizendo “traída” pelos dois líderes do grupo. Chegou a afirmar que não confia em disputar uma cadeira na Câmara Municipal pelo agrupamento. Alguns setores apostam que o rompimento se consolidará nesta segunda-feira (1º). Será?
Gedalva Bolsonarista?
A filiação da pré-candidata à vice-prefeita de São Cristóvão, Gedalva Umbaubá, no Partido dos Trabalhadores, continua dando o que falar. Militantes “históricos” da legenda estão atentos para a revolta de integrantes do PT com a chegada de Gedalva. A informação de que a pré-candidata foi apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro incomodou muita gente na legenda e provou que a “estrela” anda “partida”…
Exclusiva!
Chega a informação que a reunião do Conselhão liderada pelo governador Fábio Mitidieri, prevista para acontecer nesta segunda-feira (1º), deve ser cancelada. O encontro serviria para convencer os líderes do agrupamento para unificar o apoio para a pré-candidatura de Luís Roberto (PDT), mas a pré-candidatura de Yandra Moura (União), por exemplo, é algo irreversível atualmente.
Bomba!
Olhando para o Senado em 2026, uma fonte dentro do Partido dos Trabalhadores informa que o ministro Márcio Macedo pode liberar alguns dos seus “liderados” para apoiarem o projeto de Luís Roberto (leia Edvaldo Nogueira) para a PMA. Um deles seria o presidente do Solidariedade, o ex-deputado Valadares Filho. A informação é guardada com muito sigilo, mas ainda assim chegou para este colunista…
Faz sentido!
O problema seria que Márcio Macedo parece não ter interesse no fortalecimento da pré-candidatura de Candisse Carvalho (PT) para a PMA. Ela é esposa do senador Rogério Carvalho que anda desgastado junto à classe política após alguns ataques às instituições sergipanas e pode ter prejudicada uma pré-candidatura majoritária em 2026, seja para o governo, seja para o Senado. Vagas que despertam interesse em Márcio…
Apoios para Yandra I
Dentro da janela partidária, a pré-candidata à prefeita de Aracaju, Yandra Moura (União) fortaleceu ainda mais seu projeto político com as chegadas no União Brasil da já vereadora Sheyla Galba (referência no tratamento oncológico em Sergipe) e o influenciador Gordinho do Povo que está “pronto, preparado e querendo” uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju.
Apoios para Yandra II
Também se somam ao projeto de Yandra Moura, agora pelo Podemos, o vereador Cícero do Santa Maria (que permanece na legenda), além dos ex-vereadores Adriano Taxista, Seu Marcos e Sávio Neto de Vardo. Há a expectativa pela filiação do ex-governador Belivaldo Chagas também no Podemos, ainda esta semana, e o “Galeguinho” deve compor a chapa majoritária encabeçada por Yandra Moura.
Elber & Sindipetro
O vereador Elber Batalha Filho (PSB) se reuniu com diretores do Sindipetro (Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe) para tratar de uma audiência pública prevista para ser realizada no próximo dia 30, na Câmara Municipal de Aracaju, sobre a discussão da volta da Petrobras para Sergipe.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com