Disponibilizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio da Superintendência de Proteção Animal, o Cadastro Estadual ONGs e Protetores Independentes continua recebendo inscrições por meio de formulário online. No ar desde maio de 2023, no site semac.se.gov.br, o cadastro tem como objetivo mapear e identificar as organizações não governamentais e pessoas que atuam com a causa animal em Sergipe para que tenham acesso a políticas públicas.
A secretária do Meio Ambiente, Deborah Dias, destaca que o intuito é ampliar o apoio a ONGs e protetores que atuam de forma independente em Sergipe. “Com o levantamento dessas informações, poderemos planejar e executar as políticas públicas voltadas para os animais, organizar campanhas de adoção e castração, além de fornecer suporte jurídico a essas organizações”, destacou.
De acordo com a superintendente de Proteção Animal, Kitty Lima, além dos serviços de castração e consultas veterinárias por meio do Castramóvel, o cadastro também vai permitir que ONGs e protetores que ainda não estejam regularizados possam se regularizar. “O cadastro é de fundamental importância para fortalecer esse trabalho, então o protetor de animais pode se cadastrar, para que a gente possa tentar ajudar todos”, informou.
Desde a disponibilização, o cadastro já recebeu 845 inscritos. O formulário pode ser acessado na aba ‘Superintendência de Proteção Animal’ na página inicial da Semac. Os representantes devem apresentar informações sobre o tempo de atuação na causa animal, quantos e quais animais são atendidos, se possui CNPJ, entre outros dados.
Fonte: Ascom Semac