Anualmente o Dia de Combate à Tuberculose é comemorado em 24 de março com a finalidade de intensificar os esforços no sentido de diminuir o número de casos da doença. De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2 milhões de pessoas serão infectadas pelo bacilo da tuberculose nos próximos anos e dessas, 9 milhões irão desenvolver a doença, que poderá causar a morte de 2 milhões de pessoas. Os números podem aumentar durante a pandemia da Covid-19.

Em Sergipe, o último panorama divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que os casos de tuberculose estão presentes em todos os municípios, com 834 novos casos em 2018.

A preocupação de infectologistas é de que os números possam ser ainda maiores se associados à pandemia da Covid-19, doença que chegou ao Brasil há um ano. Isso devido à relação com problemas respiratórios que causam graves consequências, principalmente aos pulmões, a exemplo de pneumonias e tuberculose.

Apesar de ser uma doença curável, as pessoas infectadas devem procurar um médico aos primeiros sinais, cujos sintomas se confundem com os causados pela Covid-19. Ou, seja, pessoas com tosse devem ficar alertas e se persistir por três semanas, precisa ser investigada.

Além da tosse prolongada, a população deve observar sintomas como febre, cansaço, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, produção de catarro e em casos mais graves escarros com sangue.

 

Alese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Lagarto será a capital da cidadania com a 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’, nesta sexta, 25

    O programa 'Sergipe é aqui' chega à sua 46ª edição [...]

  • Vila da Páscoa segue com programação especial nesta semana

    A Vila da Páscoa, promovida pelo Governo de Sergipe, segue [...]

  • Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

    O mesatenista brasileiro Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo [...]

  • Pré-candidatos ao Senado estão de olho no “segundo voto” dos conservadores

    A eleição para o Senado Federal será apenas no próximo [...]

  • POLÍCIA CIVIL – “É uma missão extremamente honrosa, mas também muito desafiadora”

    Jean Rezende foi eleito durante o IX Congresso da Feipol [...]