O Dia S, realizado em todo o país pelo Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac, foi motivo de mobilização em Sergipe, estado que reuniu mais de mil pessoas, entre empresários, diretores, colaboradores do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, alunos, pessoas assistidas, trabalhadores do comércio e sindicalistas patronais e laborais. A manifestação saiu em marcha da praça Camerino, seguindo para a concentração na praça Fausto Cardoso, atravessou o Centro Comercial de Aracaju e encerrou na praça General Valadão.

O objetivo do Dia S foi chamar a atenção dos senadores para votarem contra o PLV 9/23 que retira 5% dos recursos de Sesc e Senac para financiar a Embratur. Com a retirada dos recursos, haverá demissões de trabalhadores, diminuição dos atendimentos gratuitos no Sesc e cursos gratuitos no Senac, e fechamento de unidades do Sesc e Senac em todo o país. A mobilização em todo o Brasil também contou com a participação de mais de 650 mil de pessoas nas redes sociais, assinando o abaixo-assinado contra a retirada de recursos do sistema.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, conversou com os senadores Laércio Oliveira e Alessandro Vieira, que confirmaram que votarão contra o projeto. A mobilização foi importante para conscientizar os senadores da importância dos recursos para a manutenção das atividades do Sesc e Senac no país.

“Os senadores Laércio Oliveira e Alessandro Vieira confirmaram que estão conosco nessa luta e votarão contra o projeto. Retirar recursos do Sesc e Senac significa prejudicar todas as pessoas que são assistidas pelas entidades, diminuindo o atendimento de gratuidade para o público, impedindo que as pessoas possam ter sua vida transformada pelo sistema. Pois é isso que o Sesc e o Senac fazem, transformar vidas para melhor. Por isso devemos manter a luta para evitar o corte dos recursos das nossas instituições”, disse Marcos Andrade.

O Dia S também teve como objetivo apresentar à sociedade as atividades e serviços oferecidos, como cursos profissionalizantes, educação, lazer, turismo social, assistência, cultura, esporte, saúde, entre outros. O Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac é uma rede de instituições que atuam na capacitação profissional e no desenvolvimento social, e conta com a participação de empresários do comércio, serviços e turismo.

Em Sergipe, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas, como administração, comércio, turismo, saúde, beleza, gastronomia, entre outras, pelo Senac, além de atender a população com o Sesc em atividades como o Projeto Mesa Brasil, que distribui alimentos a instituições sociais, e nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer, e assistência, com uma grande gama de serviços gratuitos prestados à população.

 

 

Fonte: Ascom/Fecomércio

Fotos: James Santos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju lança ônibus elétrico para aprovação da população

    A Prefeitura de Aracaju lançou, nesta terça-feira, 14, o primeiro [...]

  • Empurrado pelo pré-sal, petróleo assume topo da pauta de exportações

    O petróleo fechou o ano de 2024 como o principal [...]

  • SMTT de Aracaju orienta pais e motoristas na volta às aulas com ações lúdicas e educativas

    A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju [...]

  • Polícia Civil de Sergipe registra mais de 700 prisões por crimes em razão de gênero, idade, racismo e crença religiosa em 2024

    Mecanismo essencial no funcionamento da rede de proteção às vítimas [...]

  • Estudo aponta Sergipe como o quarto estado mais competitivo do Nordeste

    Um levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) atestou [...]