Débora Leite comandará a Saúde e Edna Amorim responderá pela Educação
Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line (*)
A prefeita eleita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), em meio à transição da atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) com o início da sua em janeiro próximo, segue anunciando seu time de secretários que irão auxiliá-la na gestão que prometeu bastante durante a campanha eleitoral desse ano, inclusive com o discurso marcante de que iria “furar a bolha do Sistemão”.
Defensora pública aposentada e vereadora da capital, Emília sabe o tamanho da responsabilidade que tem em suas mãos e, por enquanto, tem apostado em auxiliares com um caráter mais técnico do que político. O que pode ser muito positivo para a prefeita eleita em seus desafios administrativos, considerando que comandará uma equipe de trabalho que não chegará já carregada de alguns “vícios” do serviço público.
A reportagem do CINFORM ON LINE fez um levantamento para que os leitores tenham conhecimento de quem são os nomes já anunciados pela prefeita eleita Emília Corrêa em seu maior desafio na política. Ela, inclusive, terá ao seu lado e não apenas como vice-prefeito eleito, o jornalista Ricardo Marques (Cidadania) lhe dando o suporte necessário na Secom.
Fábio Andrade
O primeiro secretário anunciado por ela foi Fábio Andrade, que terá a responsabilidade de comandar a Secretaria de Turismo da capital, assumindo como principais desafios a manutenção da Orla da Atalaia e a revitalização da região central de Aracaju. Fábio foi presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Sergipe e é diretor da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE).
Também atuou como secretário de Turismo e secretário adjunto de Turismo na gestão de João Alves Filho (in memoriam). “Hoje, tenho a honra e a responsabilidade de integrar essa gestão histórica de Emília Corrêa para nossa cidade. Vamos a melhor gestão de turismo que essa cidade já teve. Ao lado da primeira mulher prefeita que será um orgulho de todos os aracajuanos”, vibrou Fábio Andrade.
Débora Leite
Com o compromisso de promover uma saúde municipal humanizada, inclusiva e que respeite a sociedade aracajuana, Emília Corrêa anunciou a médica Débora Leite para responder a partir de janeiro pela Secretaria Municipal de Saúde. “Agradeço o convite e a confiança da prefeita eleita e nós vamos trabalhar para assegurar uma saúde mais inclusiva para o nosso povo”, agradeceu.
A futura secretária municipal Débora Leite é médica, pediatra, neonatologista, mestre e doutora em Ciências da Saúde, MBA em Gestão de Saúde, professora da Pós-Graduação da Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe (ESP/SE), professora de graduação do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Tiradentes.
Sidney Thiago
Com a proposta de promover uma gestão administrativa com elevado índice de transparência de seus atos, a prefeita eleita anunciou o contador Sidney Thiago para responder pela Secretaria Municipal da Fazenda. Ele foi diretor do DARF (Departamento de Administração e Finanças) da Prefeitura de Aracaju nas secretarias de Controle Interno, Planejamento e Fazenda, nos anos de 2013 a 2016.
Contador por formação, pós-graduado em Direito de Estado, Sidney tem larga experiência no serviço público, tendo sido secretário municipal de Controle Interno nos municípios de Siriri e Pacatuba. Atua nas áreas de contabilidade nas prefeituras de Neópolis e Divina Pastora, além das Câmaras Municipais de Malhador, Muribeca e Santana do São Francisco.
Nelson Felipe
Outro anúncio feito foi para comandar a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o engenheiro civil formado pela UFS, com especialização em Engenharia de Tráfego, Nelson Felipe. “Será um prazer enorme participar dessa gestão, porque eu acredito nela, eu acredito em Emília e com o olhar de uma mulher temos tudo para fazer a melhor gestão da história”, agradeceu.
O compromisso de Nelson Felipe é por mais mobilidade no trânsito de Aracaju. Ele é advogado militante na área de Direito de Trânsito. É professor da pós-graduação em Cidades Inteligentes da USP, Policial Rodoviário Federal aposentado, tendo sido superintendente da PRF (2009 a 2012). Nelson conhece bem o trânsito da nossa capital, tendo sido superintendente da SMTT nos anos de 2013 a 2016.
Melissa Rollemberg
Com a responsabilidade de promover uma gestão com um olhar atento para o desenvolvimento, promovendo políticas públicas para a geração de emprego e renda, e com propostas inovadoras de capacitação, a prefeita eleita Emília Corrêa anunciou a professora Melissa Rollemberg que a partir de janeiro responderá pela presidência da Fundat na capital.
Melissa é professora formada em Letras pela UFS e Pedagogia pela FAC. É Empreendedora há 18 anos, com atuação na área de educação. “Agradeço a confiança da prefeita Emília Corrêa e aceito este desafio por uma nova Aracaju. Faremos uma Fundat cada vez mais ativa, por mais emprego e mais desenvolvimento para a nossa população”, prometeu.
Paulo Márcio
Com a responsabilidade de estabelecer segurança para a sua gestão na regularidade das contas e pela boa execução do orçamento, Emília Corrêa anunciou o delegado de Polícia Civil, Paulo Márcio, para assumir o cargo de Controlador Geral do município de Aracaju. “Com muita honra e satisfação aceito o desafio e faremos de tudo para auxiliá-la para fazer o melhor governo, mais transparente e ético, que Aracaju já teve”.
O futuro Controlador Geral da Prefeitura de Aracaju, Paulo Márcio, é bacharel em Direito pela UFS; pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Estácio de Sá; pós-graduado em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela UFS. É delegado da Polícia Civil de Sergipe há 25 anos, onde ocupou o cargo de delegado geral e corregedor geral.
Edna Amorim
Assumindo o compromisso de promover uma Educação pública inclusiva e bastante eficiente, a prefeita eleita anunciou a professora e especialista em gestão escolar, Edna Amorim, para responder pela Secretaria Municipal de Educação a partir de janeiro próximo. “Desafio aceito, gratidão a Deus e a Emília por me confiar esta Pasta tão fundamental para a nossa sociedade”, agradece a futura secretária.
“Nosso desafio será aumentar os nossos índices educacionais, resolvendo os problemas das matrículas e fortalecendo o EJA”, anuncia Edna, que é formada em Geografia pela UFS; especialista em Gestão Escolar; advogada; especialista em Direito Administrativo; MBA em Direito Tributário; foi diretora de Educação de Aracaju; foi conselheira de Estado da Educação; e foi professora da Faculdade Pio X.
Sérgio Guimarães
O advogado Sérgio Guimarães foi anunciado essa semana pela prefeita eleita Emília Corrêa para responder pela Secretaria Municipal de Infraestrutura a partir de janeiro, num contexto que engloba a EMURB dentro da capital. Formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, Sérgio atua com gestão de obras de concessão pública em vários Estados do Brasil.
O compromisso de Sérgio Guimarães será pela promoção de obras públicas de qualidade, sustentáveis e que atendam aos interesses do povo aracajuano. A prefeita eleita cobrou transparência e zelo com os recursos públicos. “Com muita honra e muita responsabilidade eu aceito esta demanda que é grande e me comprometo com minha equipe em realizar um trabalho de credibilidade e confiança”.
Ricardo Marques
Uma das Pastas que gerou inúmeras especulações para a gestão da prefeita eleita Emília Corrêa foi a Comunicação Social. Nesse sábado (7) ela “acabou o mistério” e confirmou que seu vice-prefeito eleito, o jornalista Ricardo Marques, terá a responsabilidade de comandar a Secom desta gestão conjunta, com o compromisso de construir um elo entre a gestão e a sociedade, que anseia por uma gestão eficiente e transparente.
“Vamos inovar, ousar e trazer modernidade para a nossa Comunicação. Fazer dessa gestão a melhor das capitais do Brasil”, prometeu Ricardo Marques, que é jornalista e atua na comunicação sergipana desde 1999. Iniciou o curso de Jornalismo na UFS e concluiu na Universidade Federal de Alagoas. É Pós-graduado em Comunicação e Marketing pela faculdade Pio Décimo. Trabalhou na TV Sergipe e na TV Atalaia.
(*) Com informações da Assessoria da Prefeita eleita