
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou 68.178 consultas e procedimentos no primeiro semestre de 2024. Comparando com o mesmo período do ano anterior, quando foram 44.985 atendimentos, isso representa um aumento de 51%. A unidade trabalha na prevenção, diagnóstico e condução do tratamento de mulheres com câncer de mama e de colo de útero. Realiza, também, o acompanhamento de gestantes de alto risco, referenciadas a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O Caism oferta desde a consulta especializada até o diagnóstico, a partir da realização de exames específicos, contemplando a população com serviços que garantem qualidade e agilidade nos resultados, priorizando a humanização. Além disso, disponibiliza às mulheres atendimento especializado em mastologia, ginecologia e pré-natal de alto risco.
Segundo a gerente assistencial do Caism, Zaira Freitas, os serviços ofertados e a assistência qualificada contribuem para o crescimento da demanda. “O aumento do atendimento se deu por conta da contratação de novos especialistas, por meio do credenciamento médico da SES. Com a chegada dos profissionais, houve a ampliação do potencial de atendimento do Caism, com redução do tempo de espera para a consulta de pré-natal e melhora da assistência à saúde das gestantes. Essas medidas demonstram o compromisso da gestão em promover a melhoria na saúde materna e da criança, com redução da ocorrência de complicações e morbimortalidades relacionadas à gestação”, explicou.
Aprovação dos serviços
O Caism presta uma assistência qualificada para gestantes durante o pré-natal e a gestação, como foi o caso de Maria José, que chegou à unidade ao identificar que estava com toxoplasmose. “Eu fiz meu pré-natal já tarde, então quando eu fiz o exame na Unidade Básica de Saúde (UBS) foi identificado que estava com toxoplasmose. Logo fui encaminhada para o Caism, onde iniciei e já estou finalizando meu tratamento. Mês que vem, com fé em Deus, estarei com meu filho no colo e bastante saudável. Foi muito importante a assistência que recebi aqui. Eles cuidaram muito bem de mim e do meu bebê”, relatou Maria José.
Para a dona de casa Rosimari da Silva Santos, o Caism é fundamental para manter a saúde da mulher em dia. “A cada seis meses eu faço o exame de mamografia aqui na unidade. Essa já é a quarta vez que venho fazer e com certeza vou continuar voltando. Os médicos daqui são muito atenciosos e cuidadosos, explicam direitinho o que está acontecendo com nosso corpo, e isso é muito bom, até para tirar nossos medos e inseguranças. Eu indico o Caism para qualquer mulher”, contou Rosimari.
Sobre o Caism
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher oferta diversos serviços, como mamografia, magnificação mamária, compressão seletiva, ultrassonografia mamária, punção de mama (Paaf), biópsia de mama e de colo de útero, estereotaxia mamária, colposcopia, cirurgia de alta frequência (CAF), consultas médicas especializadas para pesquisa e tratamento de lesões precursoras e cânceres de mama e colo uterino.
Os serviços do Caism são disponibilizados por meio do Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe. Para o acesso, a usuária deverá ir até uma UBS para que seja procedida à solicitação do agendamento de consultas e procedimentos.
Fonte e Fotos: Ascom SES