A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) divulgou, nessa segunda-feira (14), o levantamento de informações penitenciárias com dados do 17º Ciclo de Coleta de Dados do Sistema Nacional de Informações Penais (Sisdepen), referente ao segundo semestre de 2024. O documento destaca avanços significativos na gestão do sistema prisional brasileiro, com ênfase no aumento do número de privados de liberdade em atividades laborais e em atividades educacionais.

O total da população em cumprimento de pena no Brasil é de 909.067 pessoas, sendo 235.051 em prisão domiciliar e 674.016 em celas físicas (aquelas que, independentemente de saídas para trabalhar e estudar, dormem no estabelecimento prisional). De acordo com o levantamento, houve aumento na quantidade de custodiados em monitoração eletrônica: atualmente são 122.102. A população em prisão domiciliar, que não usa equipamento de tornozeleira eletrônica, é de 112.949 pessoas.

Os dados apontaram que subiu para 170.415 o número de indivíduos em atividades laborais (aumento de 25,41%) e que o número de indivíduos em atividades educacionais subiu para 151.666 (aumento de 27,39%). Na saúde, foram feitos mais de 10 milhões de procedimentos entre consultas médicas, odontológicas, intervenções cirúrgicas, exames, testagens, vacinas, suturas e curativos.

No levantamento de informações penitenciárias da Senappen, estão disponíveis dados de quantitativo geral de custodiados no Brasil e por unidade Federativa, bem como dados relacionados às informações criminais, às ações de reintegração social, à saúde, à população estrangeira, à monitoração eletrônica e às mulheres e grupos específicos.

Também é possível fazer o comparativo com anos anteriores e resgatar dados disponíveis desde 2004. Todas as informações são fornecidas por gestores prisionais de todo o Brasil. Eles usam formulários do sistema de informação, que são reunidos e validados com metodologias avançadas para análise de dados, como Python, ETL e PowerBI. Isso garante maior precisão e eficiência na coleta e análise dos dados.

Acesse aqui o Levantamento de Informações Penitenciárias do 2º semestre de 2024

Com informações da Senappen

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe orienta população em casos de envenenamento ou contato com produtos químicos

    Em Sergipe, 4.324 pessoas sofreram algum tipo de intoxicação no [...]

  • Sergipe adota ações de prevenção e controle de doença fúngica na cultura da bananeira

    Doença fúngica considerada uma das mais severas e preocupantes para [...]

  • Brasil é o 1º país a implantar cultura oceânica no currículo escolar

    O Brasil é o primeiro país a assumir o compromisso [...]

  • DAGV de Sergipe alerta pais sobre riscos enfrentados por crianças na internet

      A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia [...]

  • Campanha usa linguagem gamer para alertar sobre cigarro eletrônico

    Uma campanha que utiliza a linguagem gamer para alertar sobre [...]