A iniciativa compreende a elaboração de um plano de ações que envolve educação em direitos, encaminhamento de propostas legislativas para redução das desigualdades, promoção de audiências públicas para discussão dos temas, levantamento de dados, entre outras

Com o objetivo de combater o racismo e reduzir a desigualdade social, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe criou a Comissão de Enfrentamento a Desigualdade Social e ao Racismo Estrutural. A iniciativa compreende a elaboração de um plano de ações que envolve capacitação de membros e servidores, desenvolvimento de ações de educação em direitos, encaminhamento de propostas legislativas para redução das desigualdades, promoção de audiências públicas para discussão dos temas, realização de levantamento de dados, entre outras.

Compõem a Comissão, os defensores públicos Carla Caroline de Oliveira, Janara Pereira César, Alfredo Nikolaus, Sérgio Barreto, Edgar Patrocínio e Murilo de Souza. “A Comissão funciona em formato de grupo de trabalho e o objetivo inicial é discutir as questões internamente, juntamente com outras instituições, movimentos sociais e organizações de combate ao racismo estrutural na sociedade e a redução das desigualdades sociais. A meta é que a Defensoria Pública pense estrategicamente para o desenvolvimento de ações”, disse a defensora pública e presidente da Comissão, Carla Caroline.

Segundo o Censo do IBGE de 2019, 79,7% da população de Sergipe é composta por negros e pardos. “O combate ao racismo, ainda, é um desafio, pois o preconceito está imbricado na sociedade. A desigualdade social, embora tenha tido avanços na redução, é um problema presente em todo o país e, no Brasil, o índice de má distribuição de renda é alarmante. A oportunidade de trabalho e o acesso à educação, saúde e cultura ainda é desigual perante a parcela mais rica da população em detrimento da mais pobre. Essa comissão permite contribuir para a redução e amparar aqueles que, de alguma forma, ainda são excluídos na sociedade”, pontuou o defensor público geral Leó Neto.

Os movimentos sociais e grupos da sociedade civil que queiram contribuir para o desenvolvimento das ações devem procurar a Defensoria Pública, através dos telefones 79. 3205.3800 – 3205.3700.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Equipe da Secretaria do Turismo de Aracaju visita Memorial de Sergipe

    A equipe que compõe a gestão da Secretaria Municipal do [...]

  • Programa de Estímulo à Atividade Portuária projeta comércio exterior em Sergipe

    O Governo de Sergipe tem buscado posicionar o Estado como [...]

  • Governo do Estado explica que juntas de dilatação das pontes não são rachaduras

    O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de [...]

  • Entenda as principais mudanças da reforma tributária

    Sancionada nesta quinta-feira (16) à tarde, a lei complementar que [...]

  • A UFS é o seu lugar: fique por dentro dos procedimentos para o Sisu 2025

    Inscrição no sistema acontece de 17 a 21/01 e pré-matrícula [...]