Em Sergipe, a Defesa Civil estadual desempenha um papel essencial na garantia à segurança e ao bem-estar da população dos 75 municípios. Sua atuação é caracterizada por um planejamento estratégico sólido e uma estreita cooperação com as defesas civis municipais. O órgão estadual atua, quando solicitado, inspecionando e prevenindo possíveis situações de emergência.

Na atual gestão do Governo de Sergipe, já foram realizadas diversas atividades, dentre as quais se destacam o trabalho emergencial de monitoramento do aumento do volume de água das comportas da Usina Hidroelétrica de Xingó, mitigando os efeitos da situação e alertando a população ribeirinha às margens do Rio São Francisco; a ação imediata durante as vazões das barragens Sindicalista Jaime Umbelino de Souza (rio Poxim) e Jacarecica I e II (rio Jacarecica), traçando estratégias preventivas; a importante atuação dos agentes no período da quadra chuvosa; e a Operação Carro Pipa, assistindo municípios para a decretação de situação de emergência.

“As defesas civis municipais desempenham um papel essencial, sendo a primeira linha de defesa em suas comunidades. A Defesa Civil estadual fornece o suporte necessário, compartilhando informações e recursos, garantindo que as ações sejam bem sincronizadas. Trabalhamos nessa parceria. Essa colaboração fortalece as ações de prevenção, resposta e recuperação. A troca de conhecimento e a coordenação de esforços entre níveis de governo é o que garante uma abordagem unificada”, afirma o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), tenente-coronel Luciano Queiroz.

Plano estadual

Outra ação significativa que torna o Estado preparado para atuar com imediatismo nas mais diversas situações de emergências e atender a sociedade com agilidade é o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, elaborado pelo Governo de Sergipe, por meio Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec). A iniciativa foi atualizada e apresentada, no mês de outubro, ao secretariado do governo estadual, aos membros do Conselho de Defesa Civil, aos órgãos envolvidos em seu planejamento, e à sociedade civil.

O plano, instituído pela Lei 8.684 aprovada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), é a conclusão da Política e do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe, cuja finalidade é orientar as ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação voltadas à redução de riscos e desastres no Estado. “Somente dois estados da Federação possuem o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, e Sergipe é o segundo a produzi-lo”, ressaltou Luciano Queiroz.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Equipe da Secretaria do Turismo de Aracaju visita Memorial de Sergipe

    A equipe que compõe a gestão da Secretaria Municipal do [...]

  • Programa de Estímulo à Atividade Portuária projeta comércio exterior em Sergipe

    O Governo de Sergipe tem buscado posicionar o Estado como [...]

  • Governo do Estado explica que juntas de dilatação das pontes não são rachaduras

    O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de [...]

  • Entenda as principais mudanças da reforma tributária

    Sancionada nesta quinta-feira (16) à tarde, a lei complementar que [...]

  • A UFS é o seu lugar: fique por dentro dos procedimentos para o Sisu 2025

    Inscrição no sistema acontece de 17 a 21/01 e pré-matrícula [...]