Durante a gestação, a saúde bucal torna-se crucial para o bem-estar da gestante e do feto. Quem alerta é a cirurgiã Dentista, Ana Márcia Menezes de Oliveira, em entrevista concedida a Assessoria de Comunicação do Hospital Amparo de Maria. Ela destaca a importância do cuidado odontológico preventivo, nesse período delicado.

Ana Márcia observou que as mudanças hormonais aumentam a suscetibilidade do desenvolvimento de problemas gengivais, especialmente no primeiro trimestre. “Iniciar o pré-natal com a equipe de saúde, incluindo o dentista é fundamental”, afirma a odontóloga, observando que no primeiro trimestre, a prevenção deve ser enfatizada, mas se houver dor, os procedimentos devem ser realizados, em parceria com o médico que acompanha a gestante.

Segundo a profissional de odontologia, a baixa escovação, devido às mudanças gerais, como ânsia de vômito, fadiga e aumento do apetite, contribui para as doenças gengivais e o aparecimento de cáries. “É recomendada a escovação frequente, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista. Problemas periodontais, não tratados, podem resultar em partos prematuros e bebês de baixo peso”, observou a dentista.

Ana Márcia Menezes de Oliveira, cirurgiã dentista

PH bucal

Ela destacou que o desequilíbrio do pH bucal pode inflamar as gengivas, causar sangramento e descalcificar os dentes, aumentando o risco de cáries. “Escovas de dentes com cabeça pequena e macias, são indicadas, assim como o uso do fio dental. A alimentação saudável é crucial, evitando alimentos ricos em açúcar, prejudiciais à saúde bucal”, disse Ana Márcia.

Raio-X

A profissional ressaltou a importância das consultas regulares ao dentista, tão logo da confirmação da gravidez. “A prevenção é prioridade, deixando as intervenções para o segundo semestre, a menos que haja sofrimento da gestante, evitando o estresse”, explicou. Quanto aos raios-X dentários, ela esclareceu que devem acontecer sempre com a proteção adequada, com os aventais de chumbo, mas devem ser realizados apenas, em casos de extrema necessidade, considerando o bem-estar da mãe e do bebê.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fies Social: inscrições começam no dia 4 de fevereiro

    Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda [...]

  • Lacen realizou mais de 400 mil testes para vigilância laboratorial em Sergipe durante 2024

    O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade [...]

  • Equipe da Secretaria do Turismo de Aracaju visita Memorial de Sergipe

    A equipe que compõe a gestão da Secretaria Municipal do [...]

  • Programa de Estímulo à Atividade Portuária projeta comércio exterior em Sergipe

    O Governo de Sergipe tem buscado posicionar o Estado como [...]

  • Governo do Estado explica que juntas de dilatação das pontes não são rachaduras

    O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de [...]