Equipes técnicas e operacionais da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) trabalham desde as primeiras horas deste domingo, 1°, para fazer os reparos após o rompimento em uma adutora de 400mm em PVC, que causou o desmoronamento de parte do asfalto na Avenida Pedro Calazans, região central de Aracaju. Os trabalhos estão concentrados na recuperação da rede de distribuição de água, para garantir o abastecimento às pessoas que vivem e trabalham na região, e na avaliação estrutural da via.

Quatro retroescavadeiras e três caminhões operam no local, com equipe operacional de 20 pessoas, para garantir, o quanto antes, a recuperação da rede de distribuição, de modo a minimizar os impactos aos consumidores afetados. As ações têm acontecido de forma célere, gerando segurança aos que residem ou trabalham na localidade, assim como em seu entorno. Logo cedo a área foi devidamente isolada, a fim de garantir a segurança de motoristas e pedestres. De imediato, será feita a substituição da rede danificada, serviço que será concluído ainda neste domingo, 1º. A previsão de normalização do abastecimento de água é para a madrugada. A reposição do asfalto deve ser totalmente concluída até a próxima quarta-feira, 4.

“A nossa prioridade é reduzir os transtornos e restabelecer a normalidade o mais rápido possível”, afirmou o presidente da Deso, Luciano Goes, que esteve no local e continua acompanhando a execução dos trabalhos.

Segundo os técnicos que atuam na operação, o problema foi o rompimento da rede de distribuição de água de 400mm em PVC. Manutenções periódicas são feitas, além de testes constantes de vazão e pressão na área. O último rompimento de grande proporção foi há mais de 30 anos. Segundo a companhia, o trabalho está sendo conduzido em várias frentes. O objetivo é estabilizar o sistema de abastecimento e recuperar a área.

Assistência
O rompimento também causou danos a imóveis próximos e a veículos que estavam estacionados na área. Diante disso, a Deso acionou sua equipe de assistência social para prestar suporte às pessoas impactadas. A companhia está realizando visitas aos locais atingidos, avaliando os prejuízos e oferecendo todo o suporte necessário aos moradores. O presidente da Deso, Luciano Goes, esteve no local e destacou o empenho da companhia em resolver a situação com agilidade e responsabilidade. “Assim que o incidente foi identificado, mobilizamos nossas equipes para atuar de forma imediata e integrada. Estamos enquanto Governo do Estado, em conjunto com a Defesa Civil e Prefeitura de Aracaju, para solucionar o problema, garantir a segurança no local e oferecer o apoio necessário às famílias e comerciantes. Nossa prioridade é minimizar os transtornos e restabelecer a normalidade o mais rápido possível”, afirmou.

Investimentos

O Governo do Estado tem realizado diversos investimentos para assegurar segurança hídrica aos sergipanos, por meio da ampliação de redes, construções de adutoras, ampliação de Estações de Tratamento de Água (ETAs), dentre outras obras importantes para atender à população. As aquisições alcançam a região metropolitana de Aracaju e o interior sergipano.

O resultado das ações de contínua melhoria promovidas pela Deso foi demonstrado em estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil, segundo o qual a capital sergipana apresentou um crescimento da rede de 20,83 pontos percentuais, superando em quatro vezes a média nacional, que foi de 4,47 pontos percentuais. Com isso, a capital sergipana subir 12 posições no ranking geral do saneamento no Brasil, ocupando agora a 54ª posição nacional e a 4ª melhor do Nordeste, obtendo o melhor índice da história.

Fonte, Secom – Estado.
Matéria atualizada às 17h45, para acréscimo de informações

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Franqueado da BeFly Travel Aracaju participa de corrida da Disney e incentiva sergipanos

    Durante a última semana, o franqueado da BeFly Travel Aracaju, [...]

  • Emergência Climática em Foco: 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente acontece em Aracaju

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui são indicados ao Oscar 2025

    O filme Ainda Estou Aqui foi indicado a três categorias do Oscar 2025. [...]

  • Segurança Pública apreende seis toneladas de drogas durante 2024

    Como resultado do reforço no enfrentamento à criminalidade, a Secretaria [...]

  • Prefeitura de Aracaju e Conselho de Igualdade Racial dialogam sobre atividades afro religiosas

    A Prefeitura de Aracaju por meio do vice-prefeito Ricardo Marques [...]