![Imagem do WhatsApp de 2024-07-29 à(s) 01.00.46_71e34149](https://cinformonline-prod.s3.amazonaws.com/media/2024/07/29081256/Imagem-do-WhatsApp-de-2024-07-29-as-01.00.46_71e34149.jpg)
Pré-candidatos foram oficializados e plano de governo terá participação popular
O União Brasil Sergipe homologou, com uma grande festa na última sexta-feira (26), a candidatura de Yandra Moura para prefeita de Aracaju, no espaço de eventos Gonzagão, localizado no bairro Farolândia. O partido oficializou o nome de uma mulher jovem, forte e competente, pronta para fazer a capital sergipana avançar cada vez mais. O ex-governador Belivaldo Chagas (PODE) também foi homologado para vice-prefeito da capital durante o evento.
Yandra entrou para a história do estado nas eleições de 2022, quando foi a deputada federal mais votada, entre homens e mulheres, da história de Sergipe. Com menos de dois anos de mandato, a parlamentar sergipana aprovou quatro projetos de lei e protocolou cerca de 40 outros.
Como parlamentar, coordenou o Observatório Nacional da Mulher na Política e participou ativamente de pautas importantes das Comissões e do Plenário da Câmara dos Deputados. Yandra é vice-líder do União Brasil na Câmara Federal e integra as Comissões Permanentes de Constituição, Justiça e Cidadania; Defesa dos Direitos da Mulher; e Relações Exteriores e Defesa Nacional. Também faz parte das Comissões Especiais de Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais; Violência Obstétrica e Morte Materna; além de presidir a Comissão Sobre a Perda da Nacionalidade (PEC 016/2021).
Além disso, integra a Comissão Externa de Situação dos Municípios que Perderam Recursos do FPM e faz parte da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Com ideias modernas e eficientes, a pré-candidata recebeu o Plano de Governo das mãos dos aracajuanos, com toda a responsabilidade e respeito que o documento, construído com apoio da população, merece.
Participação popular
Yandra tem ampliado os diálogos para passar suas propostas à população de Aracaju, visando uma cidade mais solidária, com garantia de direitos, cuidados e proteção social. “Exercitamos o diálogo nas mais diversas localidades de Aracaju e o que percebemos é que falta cuidado e atenção. Desejamos manter o que funciona e melhorar o que não tem atendido aos aracajuanos. A nossa gestão será participativa e construída dia a dia, ouvindo as pessoas”, informou Yandra.
Propostas para a Saúde
Entre as principais propostas de Yandra está a priorização da saúde da mulher e da criança nos primeiros 1.000 dias, garantindo um sistema de saúde acessível e eficiente. O Programa Mãezona, focado na educação infantil, visa expandir o acesso à educação de qualidade na primeira infância, com a construção e ampliação de creches, eliminando as filas de espera em Aracaju.
Yandra também planeja modernizar as Upas do Fernando Franco e do Nestor Piva e construir um Hospital Municipal tipo 2, que oferecerá atendimento de urgência e emergência com recursos tecnológicos e humanos adequados. O programa Prefeitura Mais Perto levará serviços públicos municipais mais próximos da população, garantindo acesso rápido à saúde, educação e assistência social.
Qualidade de vida
Outras propostas incluem o Programa Casa Legal, para regularizar imóveis e fornecer registro da casa própria às famílias, e o projeto Cidade Esponja, para enfrentar as fortes chuvas e marés.
“A cidade da qualidade de vida não chega para os idosos que precisam de medicamentos e não encontram nos postos de saúde. A cidade da qualidade de vida não é para a mãezinha que precisa deixar seu filho em mãos seguras porque precisa ir trabalhar, mas faltam vagas nas creches de Aracaju. A cidade da qualidade de vida não chega na periferia, onde muitas pessoas não têm as três refeições diárias que nós temos a oportunidade de ter. As pessoas da periferia pisam na lama e convivem com caramujos que transmitem doenças. Que cidade da qualidade de vida é essa?”, indaga Yandra.
Sensibilidade
Segundo Yandra, é de grande importância ter uma administração municipal sensível às necessidades da população, com aparelhos públicos funcionando de forma satisfatória em áreas prioritárias. O Programa Viver Melhor, por exemplo, prevê a reforma de casas das famílias que mais precisam e a construção do primeiro Hospital Veterinário de Aracaju, oferecendo atendimento clínico e cirúrgico especializado. Com essas propostas, Yandra Moura demonstra seu compromisso com o bem-estar da população de Aracaju e seu objetivo de promover um desenvolvimento social e educacional sustentável para a cidade.
FRASES
“A cidade da qualidade de vida não chega para os idosos que precisam de medicamentos”
“As pessoas da periferia pisam na lama e convivem com caramujos que transmitem doenças”
“Exercitamos o diálogo nas mais diversas localidades de Aracaju”
“Desejamos manter o que funciona e melhorar o que não tem atendido aos aracajuanos”
Matéria da equipe CinformOnline.