
Prefeito de Riachuelo reconhece que sua gestão fez muito e que há muito por fazer no município
Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line
Dando continuidade com a série de entrevistas com pré-candidatos nas eleições de 2024, a reportagem do Caderno O VOTO conversou com Peterson Dantas Araújo (MDB), o “Petinho de João Grande”, prefeito de Riachuelo e pré-candidato à reeleição. Na oportunidade ele fala do trabalho de sua gestão para dar assistência às famílias carentes vítimas das enchentes por conta das chuvas dessa terça-feira (7). Sobre política ele reconhece que muito foi feito, mas que há muito por fazer, pontuando que a realidade da geração de emprego e renda do município é outra sob o seu comando. Petinho também destaca obras e o trabalho da Saúde e Assistência Social. Confira, a seguir, esta entrevista exclusiva:
O VOTO: Iniciando a entrevista, diante das fortes chuvas que atingiram o território sergipano, nessa terça-feira (7), qual é a situação do município de Riachuelo? Qual foi o impacto na sua cidade?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Na madrugada de segunda para terça-feira choveu em Riachuelo um volume muito grande de água e desde cedo que nós fomos para as ruas, com nossas equipes, atuando e desobstruindo diversos locais. Felizmente nós conseguimos fazer com que a água escoasse melhor. Tivemos o registro de seis famílias que tiveram que deixar suas residências e foram para as casas de parentes. Outras três famílias que não tinham para onde ir, estão sob os cuidados e a assistência em abrigos da Prefeitura de Riachuelo.
O VOTO: Mas foi preciso decretar emergência? Existe o risco de novos alagamentos? As casas dessas famílias estão com as estruturas comprometidas?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Não foi necessário decretar o Estado de Emergência, e torcemos para que este risco de novos alagamentos não ocorra, mas tranquilizamos a nossa população garantindo que estamos monitorando toda a situação. Temos cerca de 200 colaboradores de prontidão para ajudar nas áreas atingidas caso as chuvas voltem com intensidade. Ainda não pudemos verificar as estruturas dessas casas porque ainda estamos esperando a água acumulada escoar. É importante registrar que essas residências ficam muito próximas do rio que corta a cidade que transbordou por conta das fortes chuvas.
O VOTO: Mudando de assunto e falando um pouco de política, o senhor vai disputar a reeleição este ano? O que lhe motivou a concorrer novamente?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Sou pré-candidato a prefeito de Riachuelo pelo MDB. O que me motivou foi a sensação de que fizemos muito e que temos consciência de que podemos fazer muito mais. Após três anos de gestão, posso dizer que conseguimos avançar com obras que eram necessárias para a nossa cidade, como a sonhada drenagem da estrada velha, que estamos conseguindo junto ao governo do Estado. Superamos uma pandemia, refizemos o planejamento e realizamos algumas obras. Mas precisamos de mais quatro anos para fazermos ainda mais.
O VOTO: A chapa será a mesma de 2020 ou houve alguma mudança?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: A chapa não será a mesma desta vez. A nossa vice-prefeita hoje faz parte de outro agrupamento político. Desde a eleição de 2022 que decidimos caminhar em lados opostos e hoje a única certeza do nosso agrupamento é pré-candidatura de Petinho de João Grande para prefeito. Vamos conversar com nossos líderes Marcos Franco e Antônio Carlos Franco Sobrinho, vamos reunir e conversar com o nosso agrupamento. Quem estiver melhor posicionado nas pesquisas será o nosso pré-candidato a vice-prefeito.
O VOTO: Como tem sido sua relação administrativa com o governador Fábio Mitideiri?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Posso lhe dizer que mantemos um bom relacionamento com o governo do Estado. O nosso governador Fábio Mitidieri viabilizou a obra da praça que estava parada e já nos garantiu a drenagem da estrada velha, uma obra muito importante para o nosso município e que se encontra na fase de projetos. O governo tem atendidos outras demandas nossas e eu não poderia deixar de destacar a relação amistosa que mantemos.
O VOTO: E a bancada federal tem ajudado seu município? Seus candidatos em 2022 estão dando assistência ao povo de Riachuelo?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Eu tenho que agradecer o trabalho do senador Alessandro Vieira (MDB) que tem assegurando recursos para o nosso município. Também tenho que registrar o apoio que recebemos do deputado federal Fábio Reis (PSD), com também os deputados Gustinho Ribeiro (Republicanos) e João Daniel (PT) que estão nos ajudando com emendas. Graças ao senador Rogério Carvalho (PT) também conseguimos alguns maquinários. A deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) também está disponibilizando alguns recursos através de emendas estaduais. Quando eu vou à Brasília eu bato em todas as portas em busca de ajuda para Riachuelo. Nosso município ainda carece de infraestrutura e drenagem desde a enchente de 2019.
O VOTO: O senhor votou em Laércio Oliveira para o Senado em 2022. Ele tem ajudado o seu município?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: O senador Laércio Oliveira foi muito bem votado em nosso município e a gente espera e conta com uma ajuda mais significante do mandato dele. Acho que ele precisa ajudar mais, de forma mais significativa. Já fizemos vários pleitos, mas seguimos aguardando o senador. A gente precisa ser mais efetivo com o nosso município.
O VOTO: Qual a avaliação dos trabalhos da Saúde Municipal?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Graças a Deus nós estamos conseguindo promover um grande trabalho na Saúde de Riachuelo. Nosso município é pequeno e carente de recursos, mas temos médicos para pequenas cirurgias todas as terças-feiras. Já realizamos quase 400 procedimentos cirúrgicos em menos de um ano e o nosso Odontomóvel leva o tratamento dentário para as pessoas acamadas, que não podem sair ou têm dificuldades em deixarem suas residências. Quando iniciamos a gestão, Riachuelo tinha quatro equipes de Saúde da Família e hoje já somos cinco equipes.
O VOTO: E como se encontra a Educação?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Na nossa gestão conseguimos colocar em funcionamento uma creche totalmente climatizada. Também promovemos a reforma da Secretaria Municipal de Educação, que encontramos em uma condição terrível. O piso do magistério está em dia e ano passado nós distribuímos um notebook para os professores efetivos e contratados. Além das reformas e ampliações que estamos realizando nas escolas, construindo brinquedoteca e fazendo outros investimentos. Fizemos muito e podemos fazer ainda mais.
O VOTO: Como anda a relação com a Câmara Municipal?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Temos uma Câmara Municipal parceira com sete vereadores dando sustentação à nossa gestão. Posso lhe dizer que a relação institucional com a nossa Câmara é muito positiva e gostaria de celebrar junto com os vereadores a aprovação do projeto que cria a Guarda Municipal em Riachuelo.
O VOTO: E quanto à política de Assistência Social? Qual a realidade?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Nosso município é pequeno e as famílias carentes dependem muito do aluguel, das cestas básicas. Graças ao programa “Tá na Mesa” da nossa gestão, hoje mil famílias carentes são atendidas e estão devidamente cadastradas. Riachuelo tem cerca de oito mil habitantes, e mil deles já são assistidos pelo município.
O VOTO: Mas e quanto à geração de emprego? Existe algum incentivo do poder público?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Quando assumi a prefeitura percebi que os nossos jovens não tinham oportunidades, não tinham perspectivas. Nós buscamos o CIEE e hoje temos uma parceria com o estágio de 40 jovens que são remunerados. Também aprovamos na Câmara Municipal uma parceria com a empresa SISA em Aracaju que emprega os trabalhadores de Riachuelo em seus quadros e a prefeitura assegura o transporte dessas pessoas nos três turnos. Também mantemos uma excelente relação com os proprietários da Usina Pinheiro, com o empresário Osvaldo Franco.
O VOTO: Mas nem tudo são flores e há sempre uma oposição atuante no município. Como pré-candidato a prefeito em 2024, o senhor “escolhe” algum adversário?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: A oposição faz o trabalho dela e nós fazemos o nosso! Quando entramos na política passamos a nos preocupar com a gestão, mas nós também trabalhamos para ganhar sempre. Hoje o nosso foco segue sendo cuidar do nosso município. E, no momento certo, vamos pensar em política e em eleição.
O VOTO: O Senhor avalia que colocou o município numa condição melhor do que encontrou?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Tenha certeza que sim! Temos sete obras no município, a economia local está aquecida, o dinheiro gira na cidade. Temos uma praça de eventos maravilhosa agora, com as famílias voltando ao costume antigo de aproveitar os momentos de lazer nos finais de semana. Temos a volta das festividades, gerando renda para as mercearias, bares, lanchonetes, para os salões de beleza. Calçamos diversas ruas, asfaltamos outras. Tiramos o nosso povo da lama! Fizemos muita coisa, os salários estão em dia e temos respeito pelos nossos servidores.
O VOTO: Concluindo a entrevista, que partidos fazem parte do seu agrupamento e apoiam sua pré-candidatura a prefeito este ano?
PETINHO DE JOÃO GRANDE: Estamos juntos com o MDB, o PSD do governador Fábio Mitidieri e o Republicanos. Temos 30 pré-candidatos a vereador definidos no nosso agrupamento e outros dispostos a disputar a eleição. É um grupo forte e estamos com a expectativa de eleger seis vereadores, mas podemos chegar a oito eleitos, a depender do desempenho nas urnas.
FRASES
“O que me motivou foi a sensação de que fizemos muito e que temos consciência de que podemos fazer muito mais”
“Temos sete obras no município, a economia local está aquecida, o dinheiro gira na cidade”
“Calçamos diversas ruas, asfaltamos outras. Tiramos o nosso povo da lama!”“
Na nossa gestão conseguimos colocar em funcionamento uma creche totalmente climatizada”
“Gostaria de celebrar junto com os vereadores a aprovação do projeto que cria a Guarda Municipal em Riachuelo”