
Pré-candidata em Itabi enaltece os apoios do prefeito Júnior de Amintas e do governador Fábio Mitidieri
Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line
Dando continuidade com a série de entrevistas com pré-candidatos nas eleições de 2024, a reportagem do Caderno O VOTO conversou com Gabrielle de Lica (PP), pré-candidata a prefeita de Itabi este ano. Na oportunidade ela destaca a força e unidade do seu agrupamento e os apoios que vem recebendo como do atual prefeito Júnior de Amintas, do governador Fábio Mitidieri (PSD), e dos senadores Laércio Oliveira (PP) e Alessandro Vieira (MDB). Gabrielle se diz preparada para o desafio e bastante confiante na vitória. Ela demonstra uma preocupação especial em fomentar uma política de geração de emprego e renda para os mais jovens em seu município. Confira, a seguir, esta entrevista exclusiva:
O VOTO: Iniciando a entrevista, vamos à pergunta que não quer calar: Gabriella de Lica é pré-candidata à prefeita de Itabi ou existe alguma possibilidade de recuo? Tem algum receio?
GABRIELLA DE LICA: Primeiramente quero agradecer pelo espaço e a oportunidade que me foi dada. Quanto à sua pergunta, afirmo que sim, estou como pré-candidata a prefeita de Itabi e falo isso com o coração cheio de alegria pela oportunidade, e honrada em poder representar Itabi, uma cidade muito amada por mim.
Chance de recuo é nula! Estou firme na decisão e, a cada dia, me sinto mais feliz e fortalecida, pois estou recebendo o apoio e carinho do nosso povo.
Receio? Nenhum, pois me sinto preparada, apoiada por minha família e, principalmente, pelo povo e, com a graça de Deus, tudo vai dar certo e nossa amada Itabi seguirá avançando cada vez mais.
O VOTO: Você conta com o apoio do governador Fábio Mitidieri. Como você espera que será sua relação política com o governo do Estado, se eleita este ano?
GABRIELLA DE LICA: Fábio Mitidieri é o governador de nosso Estado, uma pessoa do bem, capacitada e que vem realizando uma ótima gestão. Recentemente estive com ele e o mesmo já declarou apoio ao nosso agrupamento, inclusive nosso pré-candidato a vice-prefeito é do PSD, mesmo partido do governador. Acredito que para uma gestão municipal andar a passos largos, o apoio do Governo é de grande importância, andar de mãos dadas com o Estado só trará benefícios para a população. Tenho certeza que será uma ótima relação de parceria, onde quem tem a ganhar é o nosso povo de Itabi.
O VOTO: Qual a sua avaliação sobre a gestão do atual prefeito? Qual é a realidade do município de Itabi?
GABRIELLA DE LICA: Junior de Amintas é um grande administrador, vem trabalhando a cada dia para alavancar a prefeitura em todos os setores, tendo como exemplo a luta para ir recompondo os salários dos funcionários que não era feito desde 2014 causando um grande déficit para a classe trabalhadora, além de um conjunto de obras que vem apresentando no município. Júnior pegou de cara na sua transição (2020/2021) uma grande calamidade do gestor anterior, foi uma transição que pegou realmente nas CINZAS. O prefeito Júnior de Amintas vai nos apoiar para a sequência de um desenvolvimento ainda maior em Itabi.
O VOTO: A senhora está filiada no PP do senador Laércio Oliveira. Qual a importância do apoio dele para a sua pré-candidatura?
GABRIELLA DE LICA: É uma honra tê-lo como líder, com sua visão estratégica e sua habilidade política, que são fundamentais para garantir avanços em diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública e geração de emprego. Acredito que o apoio dele é muito importante para alcançar o êxito nas eleições municipais. Aliás, recentemente ele e o então deputado estadual Neto Batalha, conseguiram a liberação de recursos, na ordem de 2 milhões de reais, para a reforma do mercado municipal.
O VOTO: Antes de seu nome ser colocado à disposição, sua mãe seria a pré-candidata do agrupamento. Para que as pessoas entendam, por que Enid não irá para a disputa?
GABRIELLA DE LICA: Minha mãe enfrentou problemas de saúde no ano passado, resultando em duas cirurgias de urgência e, consequentemente, precisou se afastar das atividades de pré-campanha. Ela liderava as pesquisas de intenção de voto no município, e então com a saída natural dela, o grupo achou que eu seria um bom nome, e logo aceitei o desafio.
O VOTO: Como se encontra a Saúde do município? Vem sendo bem cuidada pela gestão atual?
GABRIELLA DE LICA: Sim. É uma das pastas mais importantes e desafiadoras em qualquer gestão municipal. Itabi melhorou muito nesta questão e precisa melhorar e avançar muito mais. A demanda é muito grande e eu como profissional da área da saúde será minha prioridade, sem dúvida.
O VOTO: Outra área estratégica em qualquer gestão é a Educação. Como se encontra em Itabi?
GABRIELLA DE LICA: Nossa prioridade será dar melhores condições de trabalho aos professores e proporcionar uma educação digna aos nossos alunos. Vamos estruturar ainda mais as escolas e dar uma melhor atenção aos estudantes.
O VOTO: Existe uma política de geração de empregos eficiente para os mais jovens no município?
GABRIELLA DE LICA: Sim, mas como em qualquer município pequeno, os jovens possuem poucas oportunidades. Irei buscar parcerias com a iniciativa privada e o governo do estado para inseri-los no mercado de trabalho. Além da implantação de um colégio modelo para realização de cursos profissionalizantes. Com isso iremos gerar mais emprego e renda para as famílias Itabienses.
O VOTO: Como anda a política social dentro de Itabi?
GABRIELLA DE LICA: O assistencialismo é um item de política social importante e necessário em todo Estado. E sempre tem algo a melhorar, sempre! Por isso, coloquei meu nome à disposição do povo Itabiense, pois quero reduzir a desigualdade no município com novas ações sociais dentro das comunidades menos assistidas da região.
O VOTO: Existem muitas obras em andamento no município?
GABRIELLA DE LICA: Sim. Recentemente, a gestão municipal conseguiu aprovação de uma ampla pavimentação asfáltica para as ruas de Itabi. A extensão de uma parte da rede de água no povoado Mata Grande, um sonho antigo da população que se tornará realidade. Entre outras grandes obras quem vem se concretizando a cada dia, ou seja, nossa cidade está se tornando um canteiro de obras.
Além disso, no fim do ano passado, o então deputado estadual Neto Batalha e o senador Laércio Oliveira, conseguiram a liberação de recursos, na ordem de 2 milhões de reais, para a reforma do mercado municipal e, através de uma indicação do deputado Neto Batalha junto ao Governo do Estado, será feita a reforma do campo Bebetão, o que irá melhorar e incentivar o esporte dentro do nosso município.
O VOTO: Qual a sua proposta de trabalho para chegar à Prefeitura de Itabi?
GABRIELLA DE LICA: Vou procurar fazer uma política para todos. Buscar melhorias para o comércio local, estimular as atividades do campo, incentivar o turismo por meio da festa do jegue e do Parque da Pedra da Paciência, além de outras ações de plano de governo.
O VOTO: Concluindo a entrevista, fechada a janela partidária, que partidos estão apoiando o seu projeto e como ficaram as chapas para vereador? Qual a estimativa de eleitos dentro do seu agrupamento?
GABRIELLA DE LICA: Eu estou no Progressistas, meu pré-candidato a vice prefeito é do PSD e ainda temos pré-candidatos a vereadores por esses dois partidos e também o MDB. Ou seja, temos um agrupamento forte e não tenho dúvidas que iremos fazer uma bancada na Câmara Municipal com uma grande perspectiva de elegermos pelo o menos de sete vereadores das nove vagas no total. E com o apoio do governador Fábio Mitidieri, dos senadores Laércio Oliveira e Alessandro Vieira, dos secretários estaduais Neto Batalha e Jorginho Araújo, do presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade, além de outros parlamentares a nível estadual e federal, essa união será para o fortalecimento, desenvolvimento e avanço de Itabi, algo jamais visto nos últimos tempos.
FRASES
“Estou firme na decisão e, a cada dia, me sinto mais feliz e fortalecida”
“Nossa prioridade será dar melhores condições de trabalho aos professores”
“Recentemente, a gestão municipal conseguiu aprovação de uma ampla pavimentação asfáltica para as ruas de Itabi”
“Andar de mãos dadas com o Estado só trará benefícios para a população”
“Quero reduzir a desigualdade no município com novas ações sociais dentro das comunidades menos assistidas”