Circula nos bastidores, possível mudança na cadeira de superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em Sergipe. Fontes próximas ao gestor atual, César Mandarino, dizem que ele reconhece uma movimentação em curso para removê-lo do cargo e tem recorrido a prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (Conivales) para reverter a situação. Franklin Freire, prefeito de Amparo do São Francisco, presidente do consórcio, tem buscado apoio de outros gestores municipais em prol de Mandarino (funcionário de carreira com tempo de serviço suficiente para aposentadoria integral). César também teria feito investidas aos deputados federais e senadores, na última semana, mas os mesmos não se mostraram à vontade em bancar uma indisposição com a decana da bacada, a senadora Maria do Carmo (DEM-SE), principal interessada na indicação do novo nome a assumir a superintendência. Pelo contrário, os parlamentares federais tem se esforçado pra demonstrar apoio incondicional à indicação da senadora.
Maria do Carmo acumula créditos com os colegas parlamentares, principalmente por seus gestos corriqueiros, de partilhar posições de liderança que recairiam, naturalmente, em seu colo. Em fevereiro deste ano, por exemplo, Do Carmo abriu mão da liderança da bancada, cedendo a vez para o deputado, Bosco Costa.
E por falar em gratidão. A senadora, Marida do Carmo, é atualmente a parlamentar que mais tem liberado recursos para os municípios sergipanos, razão pela qual os prefeitos devem preferir manter distância da questão.
Os mais destemidos, entretanto, se reúnem hoje em Brasília, para mais uma investida, desta vez, com o apoio da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), presidida pelo ex-prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Cavalcante, esposo da prefeita de Capela, Silvany Mamlak.

O escolhido

O nome mais cotado para assumir o comando da Codevasf é o do administrador, Marcos Alves Filho, sobrinho do ex-governador, João Alves Filho. O escolhido da senadora, Maria do Carmo, tem no currículo passagem pela chefia na Superintendência de Patrimônio da União em Sergipe (SPU/SE), entre os anos de 2017 a 2019, onde se destacou a nível nacional com a melhor avaliação entre as vinte e sete seccionais do país, tendo como uma das principais características o dinamismo na gestão e a desburocratização dos serviços.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Lagarto será a capital da cidadania com a 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’, nesta sexta, 25

    O programa 'Sergipe é aqui' chega à sua 46ª edição [...]

  • Vila da Páscoa segue com programação especial nesta semana

    A Vila da Páscoa, promovida pelo Governo de Sergipe, segue [...]

  • Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

    O mesatenista brasileiro Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo [...]

  • Pré-candidatos ao Senado estão de olho no “segundo voto” dos conservadores

    A eleição para o Senado Federal será apenas no próximo [...]

  • POLÍCIA CIVIL – “É uma missão extremamente honrosa, mas também muito desafiadora”

    Jean Rezende foi eleito durante o IX Congresso da Feipol [...]