Centro de Excelência localizada no Alto Sertão se destaca em maior competição nacional sobre empreendedorismo e tecnologia para Ensino Fundamental e Médio
A comunidade escolar do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, em Canindé do São Francisco, foi representada por seus estudantes e professores durante o Desafio Liga Jovem Sebrae 2023, ocorrido de 22 a 25 de março, em São Paulo. Das duas equipes classificadas para a maior competição nacional sobre empreendedorismo e tecnologia, que contou com mais de 1.200 equipes inscritas em todo o país, uma se classificou entre as 100 equipes semifinalistas e a outra se destacou entre os TOP20.
Direcionado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, o desafio consiste na criação de soluções transformadoras para suas comunidades, com o auxílio de professores orientadores. A ideia é que essa formação apoie a criação da solução para resolver um problema da escola e/ou comunidade em que estão inseridos os participantes, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.
A equipe AuTech App desenvolveu um protótipo de aplicativo que tem por objetivo servir como uma rede de apoio e integração entre profissionais e familiares de crianças autistas. A ideia do projeto teve como ponto de partida as dificuldades que as famílias têm em conhecer e aplicar métodos e estratégias de desenvolvimento de crianças sob o Transtorno do Espectro Autista.
“Participar do Desafio Liga Jovem foi uma das melhores experiências que já vivi! Estar entre os 20 finalistas de mais de 1.200 equipes inscritas foi único e emocionante. Sob essa perspectiva, pude conhecer culturas diferentes, pessoas excepcionais, lugares apaixonantes, adquiri muito conhecimento, explorei habilidades que eu mesma não sabia que tinha e me fez ter a certeza de que realmente a Educação transforma tanto para o mundo acadêmico quanto para o pessoal. Contudo, sou grata a Deus, a Seduc, ao Sebrae e aos professores Rubnigna e Luiz Jafer por nos ajudar a desenvolver o AuTech App. Um projeto lindo e necessário não só para nossa comunidade, mas sim para o Brasil inteiro. Afinal, não existem limites para nos parar! ”, afirma a estudante Agda Maria Pereira dos Santos, integrante da equipe TOP20 junto com as colegas Leila Maria Lisboa da Silva, Theresa Darly da Silva Pedro, Lavínia Noelly Santos Araújo e Eloisa Alves Vieira Santos.
A partir de pesquisas realizadas sob a orientação da professora Rubnigna de Oliveira e co-orientação do professor Luiz Jafer, a equipe EVAS App constatou que o Estado de Sergipe possui números crescentes de medidas protetivas em favor de mulheres que sofrem violência. Em observância dessa vulnerabilidade feminina – dentre outras – Maria Clara Vítor, Beatriz de Almeida e Pedro Gabriel Menezes desenvolveram um aplicativo para empoderar as mulheres através do empreendedorismo feminino e auxiliá-las em outros aspectos, tais como: cursos, oficinas e rede de apoio com escuta ativa. A iniciativa destes jovens empreendedores lhes rendeu a classificação entre as 100 equipes semifinalistas.
“Minha experiência no evento Desafio Liga Jovem Sebrae 2023 foi maravilhosa porque conheci o local, participei da apresentação da minha equipe sobre Empreendedorismo Feminino e Tecnologia, conheci pessoas experientes e tive oportunidade de interagir com os demais participantes de todo país, construindo novas amizades e ampliando conhecimento”, enfatiza Pedro Gabriel.
Na avaliação da orientadora dos projetos tecnológicos, Rubnigna de Oliveira, participar do Liga Jovem através do Sebrae contribui muito para isso avançar no processo educacional e ir além dos muros da escola. “Em um mundo com novas exigências e novas funcionalidades, precisamos deixar o tradicional de lado um pouco e embarcar em novas habilidades e novas tecnologias. Acredito que saímos mais ricos dessa experiência como profissionais e, principalmente, como humanos que buscam ser melhores a cada dia. Me sinto realizada como pessoa e professora que sou, e quero dar continuidade a esse projeto e ver a satisfação nos rostos dos meus alunos”, conclui a professora.
Para o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, este é mais um importante evento que mostra a grandeza da escola pública de Sergipe abrindo um leque de oportunidades para os estudantes. “É com grande alegria que vemos o quanto os nossos alunos estão engajados e comprometidos com a ciência e com a tecnologia, levando seus conhecimentos de Sergipe para o Brasil. O Desafio Liga Jovem Sebrae reuniu grandes projetos de todo o Brasil, foi agregador e inclusivo. Isso faz a diferença. Ficamos orgulhosos dos resultados que servem de incentivo para novos alunos cientistas sergipanos”, comemora o gestor.