
O Parque Tecnológico de Sergipe – SergipeTec – está participando mais uma vez do Programa Futuras Cientistas. Realizado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE – o foco do programa é possibilitar a imersão científica e tecnológica de estudantes e professoras do ensino médio da rede pública em áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. O SergipeTec fará a capacitação de meninas em cursos de reaproveitamento de resíduos orgânicos e produção de biocombustíveis, construção e implementação de um robô móvel e impressão 3D.
“Sediar o programa futuras cientistas é de grande importância para o Parque tecnológico de Sergipe, uma vez que sua missão engloba o desenvolvimento da interação entre ciência e tecnologia, pessoas e academia, podendo, desta forma, oportunizar estudantes da rede pública por meio da infraestrutura dos nossos laboratórios, o contato com experimentos, vivenciando a aplicação prática da ciência, adquirir conhecimento especializado, conforme o programa escolhido e, ainda, estimular a inserção feminina nas ciências exatas”, destaca Samia Maciel, pesquisadora do Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe.
Participam do projeto estudantes do 2º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais. São 20 horas semanais de aulas durante todo o mês de janeiro. Em 2023, o programa Futuras Cientistas está sendo realizado em todo o Brasil com cerca de 500 participantes que recebem bolsa-auxílio, brindes exclusivos e certificado de participação.