Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line
A reportagem do Cinform On Line procurou o governador Fábio Mitidieri (PSD) para que ele fosse o primeiro entrevistado do ano novo de 2024. Na oportunidade o chefe do Executivo Estadual fez um balanço de seu primeiro ano de governo e apontou avanços em diversas áreas da administração. Ele avalia como positiva a política de valorização dos servidores públicos, considerando o volume de concursos que foram colocados em vigência. Fábio destaca a integração entre os secretários e assume o compromisso de trabalhar, cada vez mais, pelo povo sergipano. Sobre política e eleições 2024, diz que se mantém alinhado com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e que o nome do grupo será construído em conjunto. Confira a seguir, e na íntegra, esta entrevista:
CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista, em forma de síntese, qual a sua avaliação sobre o primeiro ano de seu governo, nas mais diversas áreas? O saldo é positivo?
FÁBIO MITIDIERI: Positivo. Encerramos o ano com saldo positivo na geração de emprego, em novembro, fomos o quinto estado do País na abertura de postos de trabalho. Esse resultado expressivo representa um aumento de 72% em comparação ao mesmo período de 2022, conforme revelado pelos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Gerar emprego é meta de governo e tivemos avanços em outras áreas como a implantação do Opera e Enxerga Sergipe; Prato do Povo; projeto Acolher; camarão na merenda; entrega de mais de 1200 títulos de terra; ampliação do Cartão CMais. Destaco, ainda, o investimento no turismo com calendário de eventos, apoio a cultura local, São João, retomada de voos.
CINFORM ON LINE: Dentro daquilo que você se comprometeu e ainda não conseguiu realizar no primeiro ano de mandato, qual a sua principal “dívida”? O que mais lhe incomoda para resolver durante o seu governo?
FÁBIO MITIDIERI: Nosso primeiro ano de gestão foi bastante produtivo. O mandato é de quatro anos, e neste primeiro, já realizamos inúmeras entregas em diversas áreas em nosso Estado. Seguiremos assim, ano após ano, trabalhando incessantemente pelo bem-estar e desenvolvimento do povo sergipano.
CINFORM ON LINE: Existe alguma área específica que, em sua avaliação e independente do secretário, mais lhe deixou satisfeito em 2023?
FÁBIO MITIDIERI: Todas as áreas me deixaram satisfeito em 2023. Cada uma delas, liderada por um secretário ou secretária competentes e dispostos a arregaçar as mangas e trabalhar, recebeu importantes investimentos para concretização de ações que beneficiaram e seguem beneficiando a vida dos sergipanos. Essas entregas só foram possíveis graças a um time de secretariado unido, coeso e que atua com intersetorialidade, uma das marcas do nosso governo. Todas as pastas se integram de alguma forma, umas com as outras, e essa integração é fundamental para que o resultado do nosso trabalho seja completo e alcance cada canto do nosso
Estado, de norte a sul.
CINFORM ON LINE: E agora, olhando para frente, qual a sua perspectiva para o ano que se inicia? O que os sergipanos podem esperar do governador e do governo Fábio Mitidieri?
FÁBIO MITIDIERI: Os sergipanos podem esperar ainda mais trabalho e compromisso. Essa foi a marca que estabelecemos para a nossa gestão em 2023 e continuaremos assim até o final do nosso mandato. Tem muita entrega chegando em 2024 para educação, saúde, desenvolvimento econômico, cultura, turismo, infraestrutura, como a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte Neópolis-Penedo, Programa Rode Bem, CNH-Social e tantos outros.
CINFORM ON LINE: Existem muitas especulações sobre mudanças nos 1º e 2º escalões do seu governo. Pode antecipar algo? Procedem estes rumores? Tem alguma relação com as eleições municipais?
FÁBIO MITIDIERI: Por enquanto, a mudança prevista é a do secretário Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), Sérgio Reis, que vai disputar as eleições em 2024 e, por isso, precisará se afastar por determinação da Justiça Eleitoral.
CINFORM ON LINE: Seu governo terminou 2023 falando em muitas convocações de concursados e em novos concursos públicos. Essa “renovação” que representa a sua chegada no comando do Estado também passa por novos quadros na administração pública?
FÁBIO MITIDIERI: Em nossa gestão, também priorizamos a valorização do servidor público e oxigenação da administração pública abrindo espaço para que novos profissionais contribuam para o desenvolvimento do nosso estado. Prova disso é que neste primeiro ano de trabalho, colocamos em vigência 16 concursos entre homologados e em andamento e, ano que vem, já estão previstos os concursos para a Polícia Militar e Magistério.
CINFORM ON LINE: Como você avalia a relação do governo do Estado com os sindicatos? É boa? Tem muito diálogo? Falta algo? Algum sindicalista ou sindicato têm cobrado algo de forma indevida? Qual?
FÁBIO MITIDIERI: Mantemos o diálogo aberto com todas as categorias desde antes de assumirmos, como ocorreu com o Sintese, que foram recebidos ainda em 2022. Prezamos pela transparência, pelo debate. As reivindicações são legítimas e atendemos de acordo com as condições do Estado.
CINFORM ON LINE: E como tem sido a relação institucional com os demais poderes constituídos? Com o Judiciário, MPE, TCE e com a Assembleia Legislativa?
FÁBIO MITIDIERI: Fundamentada no respeito e na harmonia. Nosso farol é o bem-estar dos sergipanos.
CINFORM ON LINE: A oposição na Alese tem feito duras cobranças ao seu governo em alguns pontos. Como tem sido essa relação com os deputados que não estão na base? Você vê justiça nas reivindicações de seus adversários?
FÁBIO MITIDIERI: A oposição está no bojo da democracia, é agente político do sistema democrático. A relação é de respeito.
CINFORM ON LINE: Falando um pouco de política, já chegamos em 2024 e você sempre reafirma seu compromisso com o prefeito Edvaldo Nogueira. Qual o seu “time” para que ele apresente um nome competitivo que tenha o respaldo do agrupamento para disputar a PMA? Ou existe a possibilidade de o grupo ter duas ou três candidaturas?
FÁBIO MITIDIERI: Estou com Edvaldo desde 2008 e assim continuaremos. Trabalho pela unidade de grupo, pela construção na base do diálogo. Não se faz candidatura na força e o nome será construído em conjunto.
CINFORM ON LINE: Nomes dentro do seu partido querem disputar a PMA como Nitinho e a Delegada Katarina, mas que não têm o respaldo do prefeito Edvaldo Nogueira. Nesse caso a solução seria atuar para que eles desistam de suas pré-candidaturas? E como você avalia o bom desempenho de Yandra Moura, no Congresso e na corrida eleitoral, por enquanto?
FÁBIO MITIDIERI: Candidatura é construção, tanto de grupo como junto ao eleitorado. As pré-candidaturas são legítimas, fazem parte do processo. Sobre Yandra, ela é uma representante ativa de Sergipe no Congresso, uma parlamentar jovem, com pautas relevantes. Acredito que tem sido uma grata surpresa para a bancada sergipana.
CINFORM ON LINE: Concluindo a entrevista, e esclarecendo de uma vez por todas, existe algum compromisso seu com o ministro Márcio Macedo para 2026? Se Edvaldo “tencionar” agora em 24, ele pode não ser o pré-candidato ao Senado do agrupamento? E como anda sua relação política com André Moura e agora com o PSB na sua base aliada?
FÁBIO MITIDIERI: Márcio Macedo tem sido um importante parceiro de Sergipe, intermediando investimentos e ações. Nosso compromisso é esse: atuar em conjunto por Sergipe. André é um amigo e parceiro político importante para o grupo. A ida de Zezinho para o PSB fortalece o grupo.