O Governo de Sergipe lançou oficialmente nesta terça-feira, 6, o maior programa de realização de cirurgias oftalmológicas da história do estado. O Enxerga Sergipe é uma iniciativa inédita, que une os esforços do Estado e das prefeituras para oferecer uma força tarefa de serviços voltados a reduzir a fila de espera por cirurgias de catarata e pterígio na população cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento aconteceu no auditório do Centro de Especializado em Reabilitação José Lionel Aquino (CER IV) e contou com a presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
O programa prevê a transferência de cerca de R$ 4,5 milhões diretamente do Tesouro Estadual para as contas municipais, com o objetivo de financiar a contratação dos serviços em clínicas e hospitais conveniados pelas prefeituras. O programa estabelece a distribuição de seis mil procedimentos, número que vai dar uma resposta imediata à demanda reprimida de pacientes que aguardam ansiosamente pela oportunidade de realizar o tratamento.
“O Lançamento desse programa me enche de felicidade, pois demonstra que estamos no caminho certo para proporcionar dignidade e oportunidades a seis mil sergipanos que poderão recuperar a visão. Estamos fortalecendo nossa parceria com os municípios, o que é de extrema importância, e faremos uma força-tarefa para mitigar esse problema. O investimento feito valerá cada centavo. Embora o programa esteja apenas começando, ele já possui uma força significativa e ainda há muito mais por vir, como o Programa Opera Sergipe, que vai viabilizar mais de 15 mil cirurgias de pequeno porte financiadas pelo estado”, disse o governador, ao destacar a importância do CER IV como um instrumento relevante para a saúde dos sergipanos.
De acordo com ele, a pandemia de covid-19 aumentou a demanda por procedimentos especializados em todo mundo, devido às medidas de isolamento social, que levaram à suspensão de atendimentos e de cirurgias eletivas durante os dois anos de crise sanitária. Com isso, a demanda por procedimentos no sistema público, que já era grande,ficou ainda maior.
Durante a solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Valter Pinheiro, apresentou o Programa aos presentes, explicando como vai funcionar a transferência de recursos, assim como os quantitativos de procedimentos já planejados para cada um dos 75 municípios, levando em consideração as demandas reais de cada localidade.
“O governo está disponibilizando o maior investimento que já tivemos nesse tipo de procedimento para essa finalidade, em Sergipe. Já existe um fluxo pré-estabelecido de execução com os municípios, através das regiões de saúde do nosso estado, e mais de 6 mil pessoas serão beneficiadas com esses procedimentos que, tenho certeza, proporcionarão um impacto muito positivo na vida das pessoas” disse Pinheiro.
Ele explica que as cirurgias oftalmológicas são de responsabilidade dos municípios, porém a iniciativa do Estado vem justamente para aportar recursos que vão diminuir a fila e o tempo de espera pelo procedimento. Após os 6 mil procedimentos previstos, a responsabilidade pela assistência oftalmológica volta a ser dos municípios, pois trata-se de um procedimento de baixa complexidade.
Catarata e Pterígio – A catarata é a perda de transparência da lente natural dos olhos em que a visão fica opaca. Já o pterígio é uma degeneração na membrana transparente do olho denominada de conjuntiva.
O procedimento cirúrgico considerado de baixa complexidade, é realizado com anestesia local e leva, em média, meia hora.
Fonte: Governo de Sergipe