O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) definiu o tempo e a ordem de veiculação das propagandas gratuitas no rádio e na televisão dos candidatos à prefeitura de Aracaju, que começa nesta sexta-feira, 9 de outubro e segue até o dia 12 de novembro. A propaganda em blocos para prefeitos será veiculada de segunda a sábado. No rádio, os horários serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

De acordo com o TRE, a coligação do atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) chega com vantagem na televisão e rádio com 3:42; em seguida, com 2:10 vem a candidata Danielle Garcia (Cidadania). O PT de Márcio Macêdo e o PT do B de Rodrigo Valadares têm 1:22. Em seguida vem a candidata do DEM, Georlize Teles com 0:43, Lúcio Flávio (Avante) com 0:21 e Alexis Pedrão (PSTU) com 0:20. Mas e cadê Paulo Márcio (DC), Juraci Nunes (PMB), Almeida Lima (PRTB) e a candidata do PSTU, Gilvaní Santos, no Horário Eleitoral Gratuito? Os eleitores não vão ter a oportunidade nem de ouvir a voz deles…

A Lei das Eleições prevê que a divisão do tempo da propaganda no rádio e na TV seja da seguinte forma: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido tenha na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem. Os outros 10% devem ser distribuídos igualitariamente.

Respeito a legislação mas acho que os eleitores deveriam ter a oportunidade de conhecer cada um candidato de forma democrática, com o mesmo tempo na televisão e rádio. Ainda mais neste ano que a pandemia afeta o mundo e a campanha corpo-a-corpo deve ser evitada ou feita com muito cuidado. Enfim, mas o que esperar das campanhas no Horário Eleitoral Gratuito?

Edvaldo Nogueira (PDT)
O candidato a reeleição tem obras em andamento para mostrar e pedir ao povo uma oportunidade para dar continuidade ao trabalho realizado. Mas deve mesmo investir um bom espaço para mostrar como fez para minimizar os efeitos provocados pela pandemia da Covid-19 em Aracaju. A prefeitura seguiu o decreto do Governo do Estado e suspendeu aulas, fechou o comércio e proibiu eventos e reuniões até nos templos religioso para evitar aglomeração mas cumpriu seu papel de assistencialismo e continuou levando alimentação aos alunos da rede municipal de ensino, além de acolher moradores de rua. Mas o grande trunfo foi o Hospital de Campanha que funcionou durante quase três meses no Estádio João Hora. A estrutura não deixou à desejar e foi o metro quadrado mais barato do país, comprovado pela Polícia Federal. Muitos profissionais de diversas unidades foram transferidos para o local e ainda houve o recrutamento de mais profissionais para reforçar o time. Parabéns prefeito. Só uma pergunta: porque os fornecedores que montaram toda a estrutura do hospital ainda não receberam o valor acordado e estão sendo injustiçados?

Danielle Garcia (Cidadania)
A delegada deve mostrar serviços prestados e o motivo que a levou a ingressar na política que segundo ela, foi a decepção que teve como coordenadora do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), justamente “por não ter concluído as investigações que começou naquela época. Vai fazer a sua estreia na política e conta com apoio do senador Alessandro Vieira (Cidadania) e veteranos como os grupos liderados por Valadares Filho (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB).

Márcio Macêdo (PT)
O petista deve investir nos resultados dos mandatos de Marcelo Déda como prefeito da capital (entre 2001 e 2006) e apoio de Lula, Ana Lúcia, Rogério Carvalho, Eliane Aquino e de Henri Clay. Nomes que são muito respeitados e têm grande poder de influenciamento na política sergipana.

Cadê Almeida Lima (PRTB)?
Sem espaço no Horário Eleitoral Gratuito, o ex-prefeito de Aracaju, ex-deputado e ex-senador deve investir pesado na internet para buscar apoio dos aracajuanos e pedir votos para retornar a comandar a prefeitura. Ele é a aposta do vice-presidente Mourão.

PSD
O PSD, do governador Belivaldo Chagas e do deputado federal Fábio Mitidieri, é o destaque das eleições deste ano que se tornou a legenda com mais candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador no estado. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somando todos os municípios, o partido tem 877 filiados, 258 a mais que o PT, que possui 619 nomes. Em proporção, 12,61% dos candidatos sergipanos são do PSD. Em relação a 2016, é um crescimento de 106% partido, que foi o terceiro no estado com 425. Se a diferença do primeiro para o segundo é muito grande, a partir daí ela já diminui. Depois de PSD e PT, aparecem PP com 523, Cidadania com 484, e MDB com 428 filiados. A lista dos 10 partidos com mais nomes nas eleições em Sergipe é completa com PL (410), PSB (408), PSC (371), Republicanos (362) e DEM (330).

PSL
Em Aracaju, o PSL teve um crescimento de 1.000% e lidera o número de filiados na capital. Mas em âmbito estadual, o partido pelo qual Jair Bolsonaro (sem partido) foi eleito presidente da República em 2018 é o 14º com 204 candidatos.

PSDB
Entre as legendas mais tradicionais que tiveram queda, chama a atenção a situação do PSDB. Nas eleições de 2016, o partido era o 10º com mais filiados, tendo 214. Já em 2020, o partido é apenas o 17º com 158 candidatos. Os três partidos com menos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em todo o estado são: PSTU com nove, PRTB com seis, e PMN com apenas dois.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju promove palestra sobre estruturação e atuação do Controle Interno

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Controladoria-Geral do Município, [...]

  • Governo autoriza formação de comissão para concursos públicos da Educação e inicia tratativas da Universidade Estadual

    O governador Fábio Mitidieri reuniu nesta segunda-feira, 20, o secretário [...]

  • MPT-SE participa da primeira reunião do Getrin-20 em 2025

    Encontro programou ações do grupo para este ano Representantes do [...]

  • Medidores de pressão arterial descalibrados podem causar riscos à saúde, alerta o ITPS

    A ausência de verificação metrológica nos aparelhos de pressão arterial, [...]

  • Trump assume hoje pela segunda vez a presidência dos Estados Unidos

    Em meio a expectativas gerais no mundo, o presidente eleito [...]