O fortalecimento da saúde pública na região de Aracaju foi pauta da primeira Reunião Ordinária do Colegiado Interfederativo Regional (CIR) deste ano. O encontro, realizado nesta quarta-feira, 5, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu gestores, diretores e representantes do setor para discutir desafios e buscar soluções conjuntas. Participaram do evento representantes dos oito municípios que compõem a regional: Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga e Riachuelo.

A reunião teve como principal objetivo discutir desafios e soluções para melhorar a oferta de serviços de média e alta complexidade, que hoje sobrecarregam Aracaju e dependem de maior investimento do Estado. Durante o encontro, foram apresentados informes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

A secretária-executiva do CIR Aracaju, Evelyn Christian, destacou a importância desse espaço de diálogo. ” Os desafios primordiais enfrentados pelos municípios, na maioria, é a oferta de serviço de média e alta complexidade. Esse momento é essencial para levantar os questionamentos e buscar junto ao Estado soluções para atender às necessidades da população”, ressaltou.

Entre os desafios apontados, a falta de cofinanciamento da saúde foi um dos temas mais debatidos. Edylenia Gonçalves, representante do COSEMS, alertou sobre a necessidade de mais recursos. “Os municípios estão sobrecarregados, enquanto o repasse de recursos não acompanha a demanda crescente. Precisamos fortalecer a união entre os entes federativos para garantir o atendimento adequado”, endossou.

A secretária municipal de Saúde de Aracaju, Débora Leite, reforçou o compromisso da capital em apoiar os demais municípios da regional. “Aracaju tem uma estrutura maior e, por isso, tem a responsabilidade de colaborar. Precisamos caminhar juntos para fortalecer a saúde pública como um todo”, assegurou.

A reunião marcou o início de uma nova fase para os gestores da região, reforçando a necessidade de cooperação e busca por soluções conjuntas. A expectativa é que os debates avancem para garantir mais investimentos e melhorar o atendimento à população.

Por Ascom/SMS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Atrativos turísticos de Sergipe são apresentados em roadshow em Minas Gerais

    Durante três dias, o Governo de Sergipe, por intermédio da [...]

  • Governo impulsiona atividades industrial e econômica com infraestrutura de gás natural

    O Governo de Sergipe, por meio da Sergipe Gás S/A [...]

  • Segurança no Trânsito: SMTT de Aracaju realizará ações educativas na Hermes Fontes

    Garantir a segurança dos pedestres no trânsito é uma responsabilidade [...]

  • Setor de Serviços em Sergipe registra crescimento acumulado de 7% e é o terceiro maior do país

    O setor de serviços em Sergipe registrou um crescimento de [...]

  • Contas públicas têm superávit de R$ 104 bilhões em janeiro

    O setor público consolidado – formado por União, Estados, municípios [...]