O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira Pinto, solicitaram apoio do ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), para autorização da publicação do edital de licitação para construção do Canal de Xingó. Quando concluída, a obra deve garantir o abastecimento de água para consumo humano e atividades produtivas que devem beneficiar três milhões de pessoas em municípios da Bahia e de Sergipe.

Durante o encontro, realizado na tarde de ontem, 18, na sede do TCU, em Brasília, o ministro foi muito receptivo aos esclarecimentos e se comprometeu em analisar de forma célere a documentação.

A Codevasf aguarda avaliação do TCU a respeito da necessidade de conclusão do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) antes da abertura da licitação da obra inicial. Fábio e Marcelo explicaram que a Codevasf já contratou o PDR (que deve ser finalizado até o fim do ano) e que o novo Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) – que deve vigorar em breve – permitirá que a Companhia possa agilizar o processo licitatório sem prejuízo, pois ela poderá suspendê-lo até que o plano seja entregue.

“O projeto tem alguns questionamentos do TCU e a gente veio aqui junto com o presidente da Codevasf pleitear para que fosse destravado, com o intuito de dar celeridade no processo de análise para que a gente possa assinar a ordem de serviço e iniciar a licitação. Gostaria de agradecer a receptividade do ministro e aguardamos sua análise para buscar o início efetivo dessa obra tão importante”, resumiu o governador.

 

Fonte: Governo de Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Equipe da Secretaria do Turismo de Aracaju visita Memorial de Sergipe

    A equipe que compõe a gestão da Secretaria Municipal do [...]

  • Programa de Estímulo à Atividade Portuária projeta comércio exterior em Sergipe

    O Governo de Sergipe tem buscado posicionar o Estado como [...]

  • Governo do Estado explica que juntas de dilatação das pontes não são rachaduras

    O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de [...]

  • Entenda as principais mudanças da reforma tributária

    Sancionada nesta quinta-feira (16) à tarde, a lei complementar que [...]

  • A UFS é o seu lugar: fique por dentro dos procedimentos para o Sisu 2025

    Inscrição no sistema acontece de 17 a 21/01 e pré-matrícula [...]