É fato que a pandemia mudou a rotina não só dos brasileiros, mas de pequenas, médias e grandes empresas, principalmente na sua forma de se comunicar diante das mídias digitais. Neste momento, uma das principais mudanças no comportamento das empresas é em repensar as prioridades de investimento e, consequentemente, suas estratégias de comunicação, assim como, explica o CEO do Grupo Tropicália, Danillo França.
“Hoje, a principal mudança no comportamento das marcas não é em relação com o consumo de mídia e, sim, na forma como elas estão se relacionando com as pessoas e, como devem se comunicar com seus diferentes públicos neste momento”, enfatiza Danillo França.
O empresário, que ajudou diversas marcas sergipanas a se reerguerem durante a pandemia do novo coronavírus, comenta que um dos grandes desafios neste processo foi de incutir na mente de empreendedores que o foco não estaria em apenas vender por vender, mas de como a marca poderia ajudar o consumidor.
“Um dos pontos que martelei foi na questão da expansão do relacionamento. Os usuários estão cansados de serem respondidos por robôs, com mensagens automáticas, frias. Acredito que as marcas que fizeram a diferença para a sociedade e que são verdadeiramente úteis na vida das pessoas, jamais serão esquecidas, pois além de estreitarem seus laços, a forma como seu conteúdo de valor foi expandido e de que maneira foi direcionado tornaram-se destaque”, diz França.
E como conteúdo diferenciado e de valor são a bola da vez, principalmente no Tik Tok e no Instagram, Danillo França comenta que outra estratégia usada para fortalecer o formato de comunicação das empresas foi analisar como os usuários se comportaram com determinados tipos de post.
“Conteúdos mais humanizados, que trouxeram uma experiência nova, seja por meio de dicas, enquetes animadas ou algum sentimento de lembrança foram, sem dúvidas, os mais engajados, proporcionando, assim, um plus na comunicação e no faturamento dessas empresas de alguma forma. A chave foi descobrir quais foram as reais necessidades desses usuários diante do que eles precisavam consumir neste momento de pandemia”, revela o CEO do Grupo Tropicália, que tem como sócio o jornalista e social media, Marcelo Efron.
Como a internet tornou-se a grande saída para as empresas continuarem no mercado, Danillo afirma ainda que outra solução dada aos empresários foi apostar em tráfego pago. “O tráfego pago na verdade é um dos pilares mais primordiais para que qualquer negócio fique de pé na esfera digital. Através dele podemos atrair novos clientes, conquistar mais seguidores, ter mais leitores e fãs. Esse tipo de tráfego pode ser realizado através de anúncios no Google ou espaços publicitários”, informa.
Grupo Tropicália
Criado em 2019, o Grupo Tropicália é uma agência digital especializada em fotografia, designer, marketing digital, assessoria de imprensa e produção de vídeos. Segundo Danillo, a ideia da empresa é levar a alegria e a diversidade do verão para as outras empresas. “Acredito que nosso maior diferencial hoje é como apresentamos a nova forma de se comunicar. Vivemos em uma sociedade que consome conteúdo de forma instantânea e se não nos adequarmos a essa realidade ficaremos para trás”, diz Danillo.
“Na empresa, por exemplo, nosso team além de consumir e produzir conteúdo voltado principalmente para a geração Z e Y, conhecidos como os millennials, vem se destacando ainda pelas produções de vídeos, mérito dado tanto ao nosso parceiro Paulo Oliveira, que é um filmmaker incrível e super talentoso que vem realizando um trabalho diferenciado no estado com seu olhar singular, uma grande aposta e referência para nós. Quanto ao meu sócio Marcelo Efron, que além de ser a cabeça pensante e está se especializando em comportamento digital, é ele quem também produz conteúdo para os nossos clientes”, finaliza.