Ex-deputado comenta sobre a antecipação da chapa governista para 2026

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

A reportagem do Cinform On Line conversou com o ex-deputado federal Heleno Silva que comentou sobre os rumores de que o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) estaria sendo convidado para se filiar no Republicanos e, se conseguir reverter sua inelegibilidade, disputar a eleição para o governo do Estado no próximo ano. Heleno explicou que o partido e seus membros hoje apoiam o governador Fábio Mitidieri (PSD) e avalia que o futuro da legenda em Sergipe ainda é muito incerto.

Sobre a possível filiação de Valmir, Heleno Silva explicou que isso tem que ser conversado com o Diretório Estadual do Republicanos. “O presidente e deputado Gustinho Ribeiro é pré-candidato à reeleição e temos a questão da nominata para a Câmara Federal no próximo ano. O Diretório Nacional está atento a toda esta situação e tem outro detalhe: nosso partido é aliado do governador Fábio Mitidieri. Como vai ficar a situação da legenda se Valmir se filiar no Republicanos?”, questionou.

Heleno Silva que ele, o deputado Gustinho Ribeiro e as três deputadas estaduais do Republicanos são aliados do governador e que há um compromisso da Executiva Nacional que, qualquer alteração, o presidente estadual será ouvido”, disse, explicando ainda que não pode falar em “oposição” levando em consideração uma fala recente do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) defendendo que os políticos e partidos que fazem oposição ao governo precisam se reunir e se organizar.

Avaliação do governo

“Eu entendo que o nosso lado natural é com o governador Fábio Mitidieri, mas todos nós temos consciência que a política muda muito. A avaliação que eu faço do governo hoje é que ele tem apresentado propostas e projetos para o Sertão, como as adutoras, por exemplo. São obras que vão contribuir para melhorar a avaliação do governo na região quando elas forem entregues. O governo não vem bem avaliado, mas o sertanejo ainda está aguardando alguns resultados de infraestrutura”, completou Heleno.

O ex-deputado enumerou ações de asfalto na região de Gararu, as adutoras de Curralinho e do Leite, como também o Parque do Leite. “Já conversei com o governador sobre a necessidade e a importância dessas obras. Acho que já um problema na Comunicação dele, porque suas ações não chegam ao sertanejo. Orientei a ele para usar mais as rádios da região que ainda são as principais fontes de informação”, comentou.

Chapa antecipada

Questionado sobre a antecipação da provável chapa majoritária com Fábio Mitidieri para o governo e o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) para vice, Heleno Silva disse que “no mundo da política muita gente já comentava sobre essa chapa, nós sabemos que teremos muitas arrumações pela frente, mas para nós não foi surpresa. E não vejo ninguém melhor do que ele (Jeferson) para ser o vice! É presidente da Alese, tem alguns mandatos e para ser vice o que mais pesa é a confiança”.

Sobre o lançamento de uma chapa “puro-sangue”, Heleno Silva disse que chegou a fazer este questionamento ao próprio governador Fábio Mitidieri. “Pelo o que eu entendi o presidente nacional do PSD pediu para os dois (Fábio e Jeferson) permanecerem filiados no partido. Acho que 2025 tem que ser o ano mais importante para Mitidieri que precisa entregar obras. Já se foram os dois anos dos projetos. Chegou o momento das obras estruturantes”.

Futuro político

Heleno comentou ainda que foi incentivado pelo governador para disputar um mandato de deputado federal, mas pontuou que tudo vai depender das condições do partido. “Nós temos consciência do vácuo muito no Sertão sem representação federal. Estou sendo incentivado a disputar uma cadeira na Câmara, mas primeiro vou ouvir meu grupo, as pessoas que me acompanham, que defendem que a gente tenha um mandato para nossa voz ter mais força, mais legitimidade”.

“Isso vai depender muito da chapa que será construída dentro do partido. Se tivermos nomes em condições de igualdade aí eu topo concorrer. Agora para disputar com quem já tem mandato hoje, com emendas do orçamento secreto e R$ 100 milhões por ano, aí fica complicado para mim! Eu não estou mais com idade de ser escada para ninguém! Se não tiver condição, eu disputarei um mandato de deputado estadual porque aí eu vou lutar com minhas próprias pernas”, antecipou o ex-deputado.

Sobre o Republicanos

“Sou fundador do partido, gosto da legenda e entendo que o cenário político do nosso Estado está muito indefinido ainda. Se Valmir de Francisquinho vier realmente para o Republicanos vamos ver como ficará a situação. Ele está inelegível, mas é preciso saber se ele vai querer disputar o governo e se terá condições legais. Trouxemos Gustinho Ribeiro na eleição passada, fortalecemos a legenda. Agora não podemos nos precipitar porque a Executiva Nacional está de olho nos Estados, querem manter os mesmos 50 deputados e tentar ampliar mais”, concluiu Heleno Silva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe assina contrato com empresa produtora de petróleo

    Com a perspectiva de fomentar o crescimento econômico do estado, [...]

  • Casa de Vivência do Campus Rural da UFS é reestruturada e passa a oferecer mais comodidade

    Os professores, estudantes e técnicos que atuam no Campus Rural [...]

  • Mulheres contrataram R$ 8,7 bilhões do Fundo Nordeste em 2024, segundo a Sudene

    Levantamento da Sudene aponta que o público feminino, na modalidade [...]

  • Prazo para declaração do Imposto de Renda 2025 começa na segunda (17). Confira regras

    A Receita Federal  divulgou as regras para a Declaração do Imposto de [...]

  • Governo libera acesso aos estádios com bandeiras e faixas a torcedores não vinculados às torcidas organizadas

    A Secretaria de Segurança Pública (SSP), em conjunto com o [...]