O Instituto Banese, por meio do Museu da Gente Sergipana, realizará de 20 a 31 de agosto programação alusiva ao Mês das Culturas da Gente. O objetivo é celebrar a pluralidade e a diversidade cultural em Sergipe, dando visibilidade às tradições, à gente e aos seus modos de fazer e existir. A programação incluirá ação educativa, lançamento de documentário, roda de conversa e exposição.

De 20 a 23 acontecerá a ação educativa ‘A data da Semana’, que contextualizará o 22 de agosto – Dia das Culturas da Gente, pelas instalações do museu. A atividade será desenvolvida pela equipe educativa durante mediação, relacionando a data aos conteúdos do acervo, e acontecerá às 10h, 11h, 14h e 14h30 para estudantes de escolas agendadas e público espontâneo.

Na quinta-feira, 22, o Museu da Gente Sergipana receberá o lançamento do curta-metragem ‘Mestre Orlando do couro: ancestralidade viva na pele talhada’, seguida de roda de conversa. Dirigido por Bruno Marques, o documentário retrata a arte de talhar o couro a partir do saber do mestre Orlando Félix. A história do couro no sertão nordestino a partir da vida de Seu Orlando é o enredo do curta-metragem gravado no município sergipano de Poço Redondo. A classificação indicativa é livre.

A programação inclui ainda a exposição ‘Poço Redondo (em Brenhas)’, do artista Matheus Cordeiro. As 30 obras expostas celebram o município de Poço Redondo, alto sertão sergipano, por meio de uma estética que lembra a xilogravura. É um convite para conhecer a riqueza cultural e cotidiana do município, sob um olhar curioso de quem observa “por entre as brenhas” (uma metáfora para o desejo de conhecer aquilo que está oculto, pouco visto e que corre o risco de se perder com o tempo) os locais, monumentos, danças, saberes e fazeres de Poço Redondo.

A mostra em cartaz pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 15h, na Sala de Exposições Temporárias, e está aberta ao público em geral.

Toda programação é gratuita e aberta ao público em geral. Para mais informações acessar as redes sociais @institutobanese e @museudagentesergipana_oficial.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Maurício Maravilha denuncia transtorno causado por obra da Deso aos moradores do José Conrado de Araújo

    Demonstrando grande preocupação com a situação dos moradores, o vereador [...]

  • Emília Corrêa anuncia quatro novas Unidade de Saúde da Família durante Conferência da Saúde

    Tiveram início na manhã desta terça-feira, 29, a 1ª Conferência [...]

  • Índia abre o mercado para limão, laranja e tangerina brasileiros

    O governo brasileiro e o governo da Índia concluíram negociação [...]

  • AGU cobra R$ 36,5 milhões de empresas negligentes com a saúde e segurança do trabalhador

    A Advocacia-Geral da União (AGU)  ingressou com 104 ações na [...]

  • Secretaria de Estado da Assistência Social lança edital do Programa Cisternas em Sergipe

    Pautado pelo princípio de que a água é um direito [...]