A Justiça Federal de Alagoas negou o pedido de bloqueio de R$ 1 bilhão da Braskem. O pedido havia sido feito pelo Ministério Público e Defensoria Pública da União, sob a alegação de que a empresa havia descumprido determinação judicial que determinava a inclusão de mais bairros no Plano de Compensação aos moradores que tiveram de ser desalojados de suas casas em função do afundamento da Mina 18.

Na negativa, o juiz argumentou que não há “necessidade de se garantir uma execução futura” no momento, já que o processo não tem uma decisão efetiva. Segundo ele, no momento existe apenas uma liminar determinando a ampliação dos bairros atingidos.

O juiz também afirmou, em sua decisão, que não havia sido incluída na versão do mapa apresentado um plano de comunicação para assegurar informação aos atingidos.

Em sua defesa contra o pedido do MP e da DPU a Braskem argumentou tinha discordâncias técnicas quanto à decisão que determinou a indenização dos imóveis das novas áreas abrangidas pelo Mapa de Linhas de Ações Prioritárias (mapa de risco), seja através do Programa de Compensação Financeira (PCF), seja pela desvalorização do imóvel. A atualização do mapa inclui imóveis em parte do Bom Parto, da rua Marquês de Abrantes e da Vila Saém, além de imóveis no bairro do Farol, todos como área de monitoramento, cuja realocação é opcional.

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Inflação usada para cálculo de reajuste de salário é de 4,77%

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de dezembro [...]

  • Governo de Sergipe lança edital para contratação de professores de Libras na rede estadual

    O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da [...]

  • Prefeitura de Aracaju instaura auditoria na Maternidade Lourdes Nogueira após indícios de superfaturamento no contrato da empresa gestora

    A Caixa Preta da Prefeitura de Aracaju foi aberta. Nesta [...]

  • Sustentabilidade: Projetos que visam preservação ambiental podem contar com linhas de crédito oferecidas pelo BASA

    Atento ao compromisso de preservação da Amazônia, assim como da [...]

  • Carteira de Identificação da Pessoa com Diabetes será auxílio em atendimentos médicos

    Foi sancionada a Lei Nº 9.586, de 06 de janeiro de [...]