Ex-prefeito deixou um legado para o Social, além de ter sido fundamental para o processo democrático

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

O Domingo (11) do Dia dos Pais foi marcado por muita comoção no município de Lagarto, durante o sepultamento do ex-prefeito e ex-deputado Valmir Monteiro (in memoriam) que faleceu nas primeiras horas do último sábado (10) e teve seu corpo velado no Ginásio O Ribeirão, para que familiares, amigos e seu eleitorado pudessem prestar as últimas homenagens àquele que foi a maior liderança popular de Lagarto nas últimas décadas. Ele foi sepultado no cemitério Senhor do Bonfim.

Valmir Monteiro ou “Valmir da Madeireira”, como ele surgiu na política, faleceu vítima de um câncer de estômago diagnosticado há algum tempo. Desde então, o ex-prefeito de Lagarto travou uma verdadeira “batalha pela vida”, relutando contra os duros efeitos da doença, tentando encontrar forças em seus amigos e familiares. Apaixonado por política, Valmir sonhava em superar a doença e voltar ao comando da Prefeitura Municipal, sinalizando que tinha intenção de disputar a eleição este ano.

Valmir emergiu dentro do grupo “BOLE-BOLE” e disputou a eleição municipal em 2006, não tendo êxito nas urnas. Mas dali em diante seu nome ganhou projeção na política de Lagarto e, dois anos depois, ele foi eleito deputado estadual, iniciando uma trajetória política dentro da Assembleia Legislativa, ganhando uma visibilidade maior, passando a ser votado não apenas na região Centro-Sul, mas outros municípios do Estado de Sergipe.

Natural do povoado Água Fria em Salgado, o filho de Josefa Barbosa e José Monteiro Romão, casado com Andressa e pai de seis filhos foi eleito prefeito de Lagarto em 2008, deixando uma grande contribuição para o processo democrático e sucessório, dando vez e voz ao sentimento de “mudança” ganhava espaço junto ao povo lagartense. Entre acertos e equívocos administrativos, Valmir não obteve a reeleição em 2012, mas novamente dois anos depois foi eleito deputado estadual.

Em 2016, com a população lagartense muito insatisfeita com a gestão do grupo “SARAMANDAIA”, Valmir Monteiro voltou a arrastar uma multidão em seus comícios, nas caminhadas que fez pelas ruas da sede e dos povoados, consolidando sua liderança com uma vitória inquestionável nas urnas. Saiu tão fortalecido que, dois anos depois, ajudou a eleger seu filho, Ibraim Monteiro deputado estadual, que veio a ser reeleito em 2022.

Depois da última eleição em 2016, Valmir vinha bem avaliado e sua reeleição em 2020 era uma possibilidade real, mas uma questão de ordem judicial o afastou do comando da Prefeitura, o ex-prefeito chegou a ser preso, fato que acirrou o ambiente político do município até hoje em dia, tencionando as disputas entre os principais agrupamentos da cidade. Incidentes que, para muitos, “impulsionaram” alguns problemas de saúde enfrentados por ele.

Valmir Monteiro deixou um legado de grandes obras no município, além de ser o grande idealizador do Festival da Mandioca, que está dentro do calendário de grandes eventos do Estado de Sergipe, atraindo turistas para Lagarto, gerando emprego e renda. Valmir também sempre foi destacado pela população mais pobre, com uma política social diferenciada, garantindo que as famílias carentes da sede e da zona rural fossem bem assistidas pelo poder público.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Segurança Pública apreende seis toneladas de drogas durante 2024

    Como resultado do reforço no enfrentamento à criminalidade, a Secretaria [...]

  • Prefeitura de Aracaju e Conselho de Igualdade Racial dialogam sobre atividades afro religiosas

    A Prefeitura de Aracaju por meio do vice-prefeito Ricardo Marques [...]

  • Governador destaca momento positivo da economia sergipana durante Expo Verão 2025

    O governador Fábio Mitidieri prestigiou, nesta quarta-feira, 22, a quarta [...]

  • Trabalho sim, escravidão não: MPT-SE lança campanha contra o trabalho escravo

    Em parceria com o Instituto Social Ágatha, ações de conscientização [...]

  • Prêmio Olho Vivo: Fredson Navarro vai revelar ‘Os Melhores de 2024’ nesta sexta-feira

    Após muitas expectativas, os vencedores do Prêmio Olho Vivo serão [...]