Aos 24 anos, a jovem Emmanuela Correa Nascimento Pereira, carinhosamente chama por Manu pelos amigos e familiares, resolveu sair da zona do conforto e se colocar à disposição da população aracajuana como uma alternativa de renovação. Ela anunciou a sua pré-candidatura a vereadora da capital e está muito feliz com o carinho do público que comemorou e apoiou a novidade.
Manu é taurina, meiga, sensível mas muito firme e determinada também. Filha do ex-vereador de Aracaju por sete mandatos, Emmanuel Nascimento e de Cristina Correa Nascimento. Casada com Rafael e mãe da pequena Laura. Manu é acadêmica de Direito e começou a vida profissional muito cedo. Atuou durante três anos na Procuradoria Geral do Município de Aracaju como assessora jurídica.
Nasceu no dia 10 de maio de 1996 e acompanhou de perto a virada política da capital quando a esquerda, liderada por Marcelo Déda, conseguiu chegar ao poder em 2000 quando a população o elegeu prefeito de Aracaju pela primeira vez. Seu pai, foi o vereador de Aracaju com mais mandatos seguidos, foram 7, ele ainda se destacou pelo trabalho realizado como presidente da Câmara Municipal de Aracaju.
Por vontade própria, aos 16 anos, Manu se filiou ao PT, continuou se interessando e acompanhando cada vez mais de perto a política. Em um momento novo, a pré-candidata entende que o principal foco é fazer o bem ao povo de forma geral e com muito respeito a oposição. Acredita no trabalho em equipe e com transparência, ouvindo sempre as dificuldades da população.
Defender a mulher é umas das bandeiras levantadas por Manu, lembrando que atualmente, das 24 cadeiras da Câmara de Aracaju, apenas uma é ocupada por mulher, que é a líder da oposição, Emília Corrêa, do Patriota, a qual Manu revela ter uma grande admiração e tem vontade de trabalhar ao lado dela na Casa Parlamentar para aprender ainda mais com a futura colega.
Manu acredita na unificação em prol da população, sem fanatismo político nem desrespeito. Ela disse ainda que quer defender os jovens que lutam pelo primeiro emprego, mas aposta que a educação é o início de tudo e merece atenção para formar, capacitar, qualificar e preparar o jovem para entrar no mercado de trabalho com segurança e preparo para fazer a diferença e crescer. A petista defende ainda a cultura, inclusão social, negros, comunidade LGBT, animais e crianças em situação de vulnerabilidade social.
Confira a entrevista
Como começou o seu interesse pela política?
-Desde a barriga da minha mãe (risos), minha raiz e sangue são políticos
Desde os 16 anos você é filiada ao PT, então sempre se interessou pela política?
-Sim
Quem são as suas referências como políticos?
-Emmanuel Nascimento, Marcelo Déda e Lula
Quais são seus sonhos? onde você quer chegar?
-Meu sonho é poder fazer e ser a diferença na minha Aracaju. Sinceramente, não sei bem onde quero chegar, porque Deus sempre nos surpreende com o imaginável. Para mim, o céu é o limite.
Como é viver em Aracaju? o que gosta de fazer nas horas vagas?
-Eu amo muito minha Aracaju, adoro viver aqui. Eu amo ir a praia com minha família, me realizo.
Quais áreas você acha que podem melhorar e precisam de mais atenção?
-Com certeza Educação e Saúde. A educação é a arma do pobre e a saúde essencial para a qualidade de vida. Essas duas áreas precisam ter uma atenção especial em qualquer gestão. E os jovens que buscam o desenvolvimento pessoal através do protagonismo empreendedor; lembrando das mulheres que atuam como chefes de família, mantendo o sustento dos filhos com o suor do seu trabalho; e os grupos culturais que desenvolvem atividades educativas com crianças de baixa renda.
Como surgiu o desejo de ser candidata a vereadora?
-Surgiu em busca do desejo de conquistar cada vez mais o espaço para a mulher e para o jovem na política.
Se sente preparada para ser vereadora de Aracaju?
-Me sinto sim! Estou muito feliz e segura na minha decisão. Apesar da pouca idade, conheço bem as necessidades da minha cidade.
Quais áreas pretende abraçar para defender os aracajuanos e lutar por uma melhor qualidade de vida?
-Pretendo abraçar o jovem, a criança e a educação. A criança e o jovem vão construir nosso futuro, eles precisam ser cuidados.
Como você avalia o cenário político de Aracaju?
-Eu acredito que o prefeito Edvaldo Nogueira saia na frente das disputas por estar em exercício do mandato. Mas tenho certeza que ao decorrer da campanha, o pré-candidato Márcio Macedo vai ter um crescimento enorme, pois vai ter a oportunidade de mostrar para os aracajuanos o seu potencial. Márcio vai voltar a cuidar dos cidadãos de Aracaju, admiro muito ele. Tenho certeza que ele não decepcionará a nós aracajuanos.
O que a população pode esperar de você?
-Alguém muito determinada, transparente, acessível e destemida.