A campanha Março Roxo tem por finalidade mobilizar e conscientizar a sociedade quanto aos direitos das Pessoas com Epilepsia. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que mais de 50 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença. No Brasil, são mais de 3 milhões.

A deputada Goretti Reis (PSD), que integra a União Nacional dos Legisladores e Legislativo Estaduais (UNALE), informou que a entidade traçou ações sobre o assunto, lembrando que em 26 de março é comemorado o Dia da Conscientização da Epilepsia (Purple Day).

“A UNALE vai enviar balões para que todas as Casas Legislativas realizem um ato simbólico de soltá-los. O material digital da campanha para ser publicado nas redes sociais também será encaminhado. Foi apresentada a proposta da realização de um Fórum Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Epilepsia (virtual)”, destaca.

Preconceito

A epilepsia não é uma doença mental, mas uma disfunção que causa descargas elétricas excessivas no cérebro, acarretando alteração da consciência e movimentos musculares involuntários. As pessoas que sofrem da doença ainda enfrentam o problema do preconceito.

A Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), informou que a desinformação é uma das principais causas para o aumento do preconceito sofrido pelos portadores da doença, pois muitos ainda temem que a doença seja contagiosa.

Para a entidade, “a desinformação só aumenta a profundidade desse poço da discriminação”.

Tratamento

O tratamento é feito por meio do uso de medicamentos anticonvulsivos e em alguns casos, com cirurgia, dispositivos ou mudanças alimentares, com o objetivo de evitar as descargas elétricas cerebrais anormais, que originam as crises epilépticas.

 

Alese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Contagem regressiva para o São João do VIDAM com grandes atrações

    Falta um mês para a melhor festa junina do Nordeste, [...]

  • Grupo Los Apollos segue turnê em prol de Torroio em Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana

    Após um grande sucesso em Umbaúba, o Grupo Los Apollos [...]

  • Ricardo Marques orienta população a evitar descarte irregular do lixo em Aracaju

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, esteve na Zona Norte [...]

  • Casos de malária no Brasil caem 26% no primeiro trimestre de 2025

    O Brasil registrou uma redução de 26,8% nos casos de [...]

  • Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina às 23h59

    O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição [...]