Alberth Dias já venceu na Bellator 240, sendo noticiado em diversos veículos do mundo

As artes marciais mistas (mixed martial arts), ou MMA, despertam a curiosidade de muitos amantes do esporte não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Com um sergipano de Aracaju, isso não foi diferente. Este sentimento pelo esporte fez Alberth Fontes Pereira Dias, 29 anos, romper fronteiras e conquistar espaços até então distantes por falta de oportunidades na sua terra natal.

O sergipano, natural de Aracaju/SE, também tem laços familiares com o município de Lagarto, onde vivem os seus avós maternos. Sua história com o esporte começou quando se mudou para Petrolina. Lá no sertão pernambucano, pouco antes de completar 7 anos de idade, teve contato com as artes marciais com seu tio Euclides, faixa preta no kung fu. Com foco e muita determinação, aos 22 anos, alcançou o grau preto de boxe tailandês. Pela escuderia da academia Tribo Muay Thai, de Aracaju, conseguiu diversas conquistas na categoria 67 kg, sendo reconhecido como melhor atleta de 2011 pela Federação de Sergipe de Muay Thai. Em 2012, lutou pela primeira vez no MMA, após migração para a modalidade dentro da academia Natural Kombat, também de Aracaju. Porém, em 2014, por falta de competições, que pudessem conceder um progresso ao atleta, Alberth passou a morar em São Paulo, onde teve contatos com diversos lutadores do UFC

Adepto ao esporte, Alberth Dias, também lutou jiu-jitsu, sendo faixa roxa na modalidade. O atleta ainda teve oportunidade de disputar o Brazilian JiuJitsu. Em 2018 foi campeão do Zurich International Open IBJJF Jiu-Jitsu No-Gi Championship, na Suíça. Em 2020, venceu a Copa Europeia de Jiu-Jitsu 2020, na Espanha.

Em constante evolução e com um desejo de crescer ainda mais, em 2015, Alberth Dias partiu com destino a Portugal, onde pensava em lutar e fixar moradia. Mas, quando chegou ao local, o evento havia sido cancelado. Foi aí que conheceu um dono de academia de Madrid, Alexandre Ari, que o convidou para trabalhar como instrutor de muay thai na Espanha. No ano passado, contratado pela empresa americana Bellator, Alberth Dias (1,78m e 65kg), da Killer Bees Muay Thai College, de Madrid, estreia na competição internacional e vence no dia 22 de fevereiro, Richie Smullen (1,75m e 70kg), da SBG Ireland, um aluno do astro mundial Connor McGregor, na edição Bellator 240, em Dublin, na Irlanda.

Constantemente, o atleta sergipano, que hoje representa todo o Brasil, é destaque em diversos veículos de mídia. Na semana passada, o lutador sergipano foi destaque no diário esportivo espanhol AS, na coluna do jornalista Eduardo Conargo. Alberth Dias estava ao lado do também sergipano, o jogador de futebol, Diego Costa. O jogador buscou no outro amigo sergipano, aprimorar o treinamento com objetivo de desenvolver os músculos para ganhar força e agilidade.

Em recente entrevista ao jornal espanhol, El Confidencial, Alberth Dias, manifestou a vontade de participar da sua segunda luta pela Bellator, que seria realizada em Londres, porém o evento foi adiado por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Alberth Dias explicou à Redação do CINFORM, que saiu do país para buscar oportunidades, mas destacou que viver de esporte por aqui é inviável. “Saí do Brasil em 2015 com um propósito de uma vida melhor para mim e para minha família e buscar meus sonhos dentro da arte marcial. Voltar hoje ao Brasil, somente para visitar minha família e amigos. Infelizmente não consigo viver do esporte no Brasil”, afirmou o atleta sergipano.

O lutador da Bellator destacou suas conquistas como experiências únicas. “Todos os meus títulos são importantes, pois são experiências únicas, quando entro no tatame vou para deixar meu 100%. Poderia listar algumas lutas que foram sem dúvidas inesquecíveis, como minha última luta no Bellator, um dos maiores eventos de MMA do planeta com diversos lutadores, que eu tenho como exemplos. Em 2017 participei de um desafio Madrid vs China, que lutei com um grande adversário”, destacou. Este último evento foi uma luta contra o chinês Zexian Jiang,no Strikers League, no Pavilhão Polidesportivo Fernando Martin de Madrid, que Dias também saiu vitorioso.

Dias afirmou que o esporte mudou sua vida. “Creio que a maior mudança pra mim foi meu próprio crescimento pessoal e aquisição de experiências que jamais poderia ter em outro esporte. Nunca desista de seus objetivos, trace seus planos, faça suas metas e busque até o final. Nada é impossível para quem realmente quer”, concluiu o lutador da Bellator.

 

Por Keizer Santos

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe orienta população em casos de envenenamento ou contato com produtos químicos

    Em Sergipe, 4.324 pessoas sofreram algum tipo de intoxicação no [...]

  • Sergipe adota ações de prevenção e controle de doença fúngica na cultura da bananeira

    Doença fúngica considerada uma das mais severas e preocupantes para [...]

  • Brasil é o 1º país a implantar cultura oceânica no currículo escolar

    O Brasil é o primeiro país a assumir o compromisso [...]

  • DAGV de Sergipe alerta pais sobre riscos enfrentados por crianças na internet

      A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia [...]

  • Campanha usa linguagem gamer para alertar sobre cigarro eletrônico

    Uma campanha que utiliza a linguagem gamer para alertar sobre [...]