Foi preciso pavimentar as estradas das mudanças. A representação das mulheres ao longo da História mudou. A beleza feminina ganhará novo significado. Como mudar uma história que já foi escrita e contada? Através das trajetórias de luta, as mulheres na História deixaram legado, conquistas e representatividade.

Conhecemos muitas e cada vez mais elas estão em toda parte do universo: a força das mulheres na política, no esporte, na literatura, na ciência, na religião, na educação e muito mais.

As mulheres procuraram pelas vozes muitas vezes esquecidas no silêncio pelo retrato que mudaria a paisagem de suas histórias através do tempo. São memórias repletas de batalhas e superações.

Não estudar, não sair sozinha ou não ser independente apenas por ser uma mulher. Podemos exemplificar a corajosa Malala na educação quando afirmou que precisava estudar e isso não seria nenhum crime.

Sem dúvida, essas mulheres são grandes líderes na humanidade através do seu olhar feminino sobre as relações presentes. Por um lado, uma herança histórica que a limitou a ser mãe, esposa; por outro, a possibilidade de escolher seu futuro e se fazer sujeito de sua história, bem como da humanidade.

São tantas mentes brilhantes, inspiradoras, mulheres destemidas, que desafiam o papel que a sociedade lhes impôs, sem perder o encanto feminino que resiste ao tempo.

Observo que mãos, mentes e talentos femininos também suaram, idealizaram e batalharam para fazer do mundo um lugar melhor e mais justo! Analiso a trajetória, o legado e a importância de diversas mulheres que marcaram as diferentes épocas da humanidade, seja no campo religioso, cultural, político, literário, científico ou esportivo.

Recordo agora de alguns nomes como: Malala Yousafzai, Frida Kahlo, Simone de Beauvoir, Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá́, Clarice Lispector, Rebeca Andrade, Marta Vieira, Carolina de Jesus, Núbia Marques, Maria Thétis Nunes, Lígia Pinna, Ofenísia Freire… são tantas!

Mentes brilhantes mudam o mundo! Ah! Mulheres de Asas que envolta de mistérios jamais desvendados carrega em si a fortaleza que pulsa insistente e escancara as janelas da vida e toma conta de todos os espaços!

Sem elaborar rankings ou hierarquizar a relevância de cada uma, a todas vocês mulheres, meu grande respeito e admiração.

Parabéns, Mulheres!

08 de março- Dia Internacional das Mulheres e por todos os outros dias do ano.

Por Jane Guimarães

Escritora e Poetisa

Bibliotecária e Documentalista

Membro da Academia Sergipana de Letras/ASL

Membro fundador da ALA- (Academia de Letras de Aracaju)

Membro Benemérito da ASE (Academia Sergipana de Educação)

Membro do IHGSE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Natulab reforça trajetória de 25 anos com participação na edição 2025 da Abradilan Conexão Farma

    Começa nesta terça-feira, dia 18 de março, no Expo Center [...]

  • TECNOLOGIA E CAPTAÇÃO DE RECURSOS: O DESAFIO DAS CIDADES PARA O FUTURO

    A era digital não é mais uma promessa distante – [...]

  • Novos auxiliares e “salto de Mitidieri” confirma que “2026 já começou”!

    Dois fatos políticos marcaram o fim de tarde dessa terça-feira [...]

  • RECEITA FEDERAL – “Sabemos que a situação financeira dos municípios é complicada”

    Delegado da Receita Federal alerta para consultorias que podem prejudicar [...]

  • Atualização cadastral dos rebanhos será obrigatória para emissão da GTA a partir de 1º de abril

    A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) alerta para [...]