Tratamento humanizado: essas duas palavras juntas, que tão bem representam o zelo e o cuidado permearam as ações desta terça-feira, 3 de dezembro, com o Dia de Doar. A data é nacional e liga uma série de ações que unem o terceiro setor, contando hoje em Sergipe com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) como seu principal divulgador.

As ações deste dia especial iniciaram no início da manhã na sede da instituição e por volta das 9h e convergiram, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no mesmo espaço em que o GACC, com o seu primeiro projeto, começou: o prédio de tratamentos oncológicos do hospital. Neste momento, tudo esteve a favor da comemoração.

O tempo agradável do sol de primavera marcou uma manhã animada, de música, brincadeiras, lanches e bebidas. A festa no Huse, mais uma vez, acolheu pacientes, como também familiares, a equipe de saúde do hospital e de outros serviços, isso sem contar os demais acompanhantes, voluntários e colaboradores no projeto do GACCc que coincidem aí. O nome do projeto da instituição? O Amor é Contagioso.

Mas por quê o projeto tem esse nome? “Desenvolvemos esse projeto e colocamos o nome ‘O Amor é Contagioso’ porque assistimos o filme sobre o médico palhaço Pat Adams, com Rob Williams, e assim, é um filme que retrata como a gente vê a oncologia. De como a gente quer ver a saúde um dia: humanizada. O médico não precisa ser sério. O médico pode ser brincalhão, pode ser médico palhaço, até por conta da humanização, que é trazer para a saúde um pouco mais de alegria e minimizar o sofrimento das crianças”, explica Fred Gomes, supervisor da Comunicação Social do GACC e foi um dos organizadores da programação para este dia.

Com um salão cheio, divertido e alegre, com as crianças brincando nesse ambiente e interagindo, os pacientes até esqueceram por um momento que estavam internados no hospital. O cantor Thiago Sol fez parte da ação e se apresentou com seu projeto infantil ‘Sol Kids’

Rosicleide é mãe do jovem Gabriel, de 13 anos. O garoto mais uma vez se divertiu com os voluntários, com os quais já desenvolveu uma amizade de longa data. Não é a primeira festa que os familiares participam, mas certamente está entre as mais animadas com o GACC. “Gostamos do trabalho e do evento. Já participamos, sim, outras vezes. O GACC tem nos apoiado em tudo. Só tenho a agradecer”, pontua a mãe.

“É sempre com muita alegria que a gente receber esta e outras iniciativas. Por este contato, o GACC está de parabéns por ajudar as crianças da Oncologia. A gente tenta humanizar ao máximo para essas crianças em conjunto. Elas precisam de muito amor e carinho”, complementa Katiucia Bomfim, física médica da equipe do hospital, que participou junto a outros colegas no evento.

Mônica Oliveira, diretora administrativa financeira do GACC, dá uma visão geral sobre o significado do ‘Amor é Contagioso’. “Trabalhos visitando o leito fazem parte, e é uma satisfação enorme, porque estamos com as crianças. É uma coisa que eu sou apaixonada, e poder trazer um pouco de carinho, de conforto e ouvido para elas, é importante. Brincamos, fazemos atividades lúdicas com elas. As meninas adoram pintar as unhas e fazer maquiagem, então eu faço a festa”, revela.

Mônica explica que o projeto, além de ter a parte de visita ao leito, tem distribuição de lanches todas as quinta-feiras à tarde. As visitas ao leito são várias pessoas que fazem. Voluntários que estão lá de segunda à sexta-feira, já os lanches, são distribuídos todas às quintas.

“A festa é uma realização. Ver que o projeto da gente deu certo é tipo surreal! Graças a Deus a gente tem uma boa abertura aqui dentro do Huse, com relação às coisas que a gente propõe. As atividades com as crianças. E hoje é a concretização de que ‘O Amor é Contagioso’ veio para ficar. Estamos radiantes, todo mundo trabalhou para esse evento ser realizado agora, então é muita satisfação”, finaliza a diretora.

O Amor é Contagioso completa 20 anos. Foi o primeiro projeto do GACC e faz aniversário juntamente com ela. O projeto ao todo conta com 30 voluntários, e no Huse, neste dia, são 18 junto a quatro colaboradores. Depois dos lanches foram entregues brinquedos que foram doados pela fábrica da Estrela. O momento contou ainda com a distribuição de parte desses para a brinquedoteca.

Durante a ação, o representantes do GACC fizeram a entrega do ‘Troféu Amigos do GACC’ para os doutores Simone e Darcy – o superintendente da oncologia do hospital.

Também há a confirmação de um scanner especial que está sendo entregue na próxima semana. “Ele serve para detectar as veias, porque a gente vem percebendo, ao longo destes anos, que muitas crianças têm problemas para encontrar as veias. Então esse aparelho é tipo um raio-x. É tipo um adesivo que você coloca em cima do braço e ele mostra onde estão as veias. Aí, até para o próprio profissional se torna mais fácil. Ele já vai direto na veia para aplicar o medicamento ou até mesmo tirar o sangue”, explica Fred Gomes.

“Desde que o GACC foi fundado, as crianças, acolhidas pela instituição, são cuidadas pelo Huse. Nessas visitas que já vinham sendo realizadas aqui a gente percebia que precisava de algo mais. Era preciso trazer algo mais para essas famílias, para essas crianças, principalmente. Então, porque não montar o projeto o ‘Amor É Contagioso’, trazendo lanches, já que a gente percebia que muitas mães vinham do interior, de madrugada, e não tomavam café, nem almoçavam?

Pensamos na alimentação, trazer lanches pela manhã e pela tarde para as famílias, e formar grupos de voluntários para visitar os leitos brincando, se divertindo com as crianças, para que elas esqueçam um pouco daquela situação. O projeto foi iniciado a partir desse pensamento, dessa visão que nós tivemos nessas visitas, que nós realizávamos aqui, e de lá para cá o projeto só vem crescendo, voluntários cada vez mais aderindo ao projeto e, o mais importante, que é o apoio e a aprovação das crianças, dos pais e de todos os familiares que acompanham esses pacientes aqui no Huse”, conclui Fred.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A UFS é o seu lugar: fique por dentro dos procedimentos para o Sisu 2025

    Inscrição no sistema acontece de 17 a 21/01 e pré-matrícula [...]

  • Inclusão: Cães do Corpo de Bombeiros promovem alegria no Centro-Dia em Aracaju

    Alegria e inclusão marcaram a tarde de atividades no Centro [...]

  • Contribuintes que tiveram inscrição estadual cancelada precisam se regularizar junto à Secretaria da Fazenda

    Mais de 520 contribuintes sergipanos tiveram a Inscrição Estadual (IE) [...]

  • Colaboradores do Huse doam sangue e contribuem com reposição dos estoques do Hemose

    Com o intuito de sensibilizar os colaboradores, acompanhantes e visitantes [...]

  • Duas pessoas morrem em queda de helicóptero; piloto e criança são resgatados com vida

    Um helicóptero com quatro pessoas caiu na região da cidade [...]