
Prefeita faz balanço e destaca projetos para Riachão do Dantas
Por Keizer Santos
Quando Simone Andrade Farias Silva, a Simone de Dona Raimunda (PSD), disputou a eleição em 2016 e perdeu para Gerana Costa (PT do B) com a uma diferença de 2,94 % dos votos válidos, não imaginava que anos depois venceria uma eleição suplementar em 2019 com 56,61% dos votos válidos e, em 2020, seria reeleita com 74,58% dos votos válidos. Uma virada política surpreendente que coloca a prefeita Simone Andrade no patamar das lideranças políticas mais importantes do centro-sul sergipano. Simone de Dona Raimunda administra Riachão do Dantas com o companheiro de sigla partidária, Lucivaldo do Carmo Dantas, o Galego da Samba.
Com uma população aproximada de 20 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Riachão do Dantas é o 25º município mais populoso do estado de Sergipe. Em entrevista ao jornal CINFORM ONLINE, Simone de Dona Raimunda destacou o desafio de gerenciar um município do porte de Riachão. “Gerir não é fácil em nenhum dos campos da nossa sociedade. Gerir um município como o nosso é um desafio. Porém, temos tentado dentro de todas as possibilidades, quebrar as amarras do passado e seguir juntos caminhando em direção a um futuro próspero, buscando solucionar problemas estruturais, financeiros e jurídicos. Nossa gestão busca a humanização. Temos construído uma administração transparente e voltada para a necessidade de nosso povo. Temos consciência de que muita coisa ainda precisa ser feita, apesar do muito que estamos fazendo diariamente. Mesmo com poucos recursos e uma série de desafios estamos mudando os rumos de nossa história”, afirmou Simone Andrade.
Questionada sobre os projetos para a nova gestão, Simone de Dona Raimunda deixa claro que só pensa em trabalhar para fortalecer, principalmente os serviços essenciais. “Trabalhar, trabalhar e trabalhar. Estamos vendo que nossa forma de administrar vem dando certo. Por isso, vamos seguir levando serviços de qualidade
para as diversas regiões de nosso município. Buscar projetos que possibilitem o investimento em nossa infraestrutura através de obras que vão beneficiar nosso povo, a exemplo de pavimentações, postos de saúde, praças de lazer, sistema de abastecimento de água, entre outras ações”.
“Investir em nossa agricultura através do incentivo ao trabalhador rural, assim como a ampliação do serviço de saúde nos povoados e educação de excelência, a geração de emprego e renda para nosso povo são pontos prioritários dessa nossa gestão”, completou.
Há pouco mais de um ano vivemos uma nova realidade com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Em Riachão do Dantas, a prefeita Simone destacou que as medidas preventivas foram estabelecidas de forma imediata para impedir o avanço da doença. “Buscamos desde o início, medidas para frear a disseminação do vírus em nossa região. Publicamos um Decreto com medidas restritivas, intensificamos fiscalizações e informativos para conscientização da população. Fortalecemos as campanhas para incentivar a população a aderir à vacinação. Com essas ações, principalmente, com as adequações de restrições baseadas na nossa realidade, conseguimos mudar o cenário, evitando os altos índices de contaminação”. Até sexta-feira (5), Riachão do Dantas registrou 876 casos de coronavírus, sendo seis ativos em tratamento, 850 pessoas com altas clínicas e vinte óbitos.
“Estamos de forma profissional e organizada colocando em prática o plano de vacinação. Usando ética, transparência e compromisso, temos conseguido vacinar todos os grupos estabelecidos no plano até o momento”, complementou a prefeita em relação a vacinação dos grupos prioritários.
Por fim, a prefeita Simone de Dona Raimunda lembrou que nesta segunda-feira (8), comemora-se o dia internacional da mulher. “Desejo que mais mulheres, assim como eu, ocupem lugares de destaque em nossa sociedade. Que elas acreditem em seu potencial e tenham a força necessária para continuar fazendo a diferença no mundo. A nossa história é de luta e de superação, precisamos seguir para criar um futuro melhor para as que vierem depois de nós. Precisamos seguir vencendo as barreiras, nos empoderando e ocupando espaços das diversas áreas, buscando sempre o melhor de nós”.