A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (22) a operação ‘Falsa Central’ em quatro municípios do Brasil, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de causar prejuízos de mais de R$ 10 milhões a 200 correntistas do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Foram cumpridos seis mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em Carmópolis (SE) e nos municípios paulistas de Praia Grande, Jacupiranga e Guarulhos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe, o grupo é liderado por um hacker paulista que criou sistemas maliciosos que facilitam a obtenção de dados dos clientes, além de central de atendimento que simula a do banco ao qual a vítima é cliente. A investigação apontou que o hacker alugava e vendia o serviço criminoso para outros golpistas.

A operação ‘Falsa Central’ é relacionada apenas a vítimas que são correntistas do Banese, mas há fortes indícios de que os criminosos lesaram clientes de outros bancos em várias partes do país. Segundo a delegada Maria Pureza, que coordena a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), antes de entrarem em contato com as vítimas, os criminosos faziam uma engenharia social, estudando toda a vida da pessoa e já entravam em contato de posse de informações pessoais que levavam a vítima a acreditar que estava falando com o atendente de seu banco.

*Com informações do G1 Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju avalia melhorias para mobilidade urbana do Bugio

    O vice-prefeito e secretário de Comunicação de Aracaju Ricardo Marques, [...]

  • Laboratório de Análises Clínicas do Huse tem desempenho de excelência em avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade

    O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Urgências de [...]

  • Programa Cidades Intermediadoras está em mais de 100 municípios nordestinos

    Criado pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e [...]

  • Revolta dos Malês: 190 anos da maior rebelião escrava urbana do Brasil

    No dia 24 de janeiro de 1835, trabalhadores africanos escravizados ocuparam [...]

  • Aracaju Previdência estende prazo da Prova de Vida para os nascidos em dezembro e janeiro

    Devido à mudança de gestão municipal, o Instituto de Previdência [...]