A Polícia Civil de Sergipe lançou uma nova ferramenta tecnológica com vistas a modernizar o trâmite de pedidos de cooperação entre as polícias judiciárias de todo o Brasil: o sistema de Cartas Precatórias. Desenvolvido pelo Comitê Gestor de Tecnologia das Polícias Civis, colegiado integrado por representantes de todos os estados e vinculado ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia, o sistema visa agilizar o processo de envio e recebimento de cartas precatórias, integrando de forma inédita as Polícias Civis do país.
O presidente do Comitê Gestor de Tecnologia das Polícias Civis do Brasil, o investigador da Polícia Civil de Mato Grosso Fábio Arruda, celebrou a iniciativa como um marco na cooperação interinstitucional. “Estamos inaugurando uma nova era onde a segurança, a eficiência e a troca de informações entre as Polícias Civis acontecem de forma totalmente digital e automatizada. Estados como Sergipe, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão na vanguarda dessa inovação. Essa integração nacional é apenas o começo de futuras iniciativas que transformarão a maneira como trabalhamos”, destacou.
O delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe, Thiago Leandro, também destacou a importância da inovação para a instituição. “Investir em tecnologia é fundamental nos dias de hoje para que a Polícia Civil de Sergipe cumpra suas funções de forma eficiente. Esse é mais um sistema que lançamos que trará mais agilidade às investigações, especialmente naquelas que requerem a cooperação de outros estados, situação muito frequente em casos de crimes cibernéticos e estelionatos, que como sabemos é uma modalidade criminosa em elevada expansão atualmente”, afirmou.
Para a coordenadora das delegacias da capital, delegada Rosana Freitas, o lançamento dessa ferramenta é um avanço para os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Civil de Sergipe. “O nosso estado passa a figurar entre os primeiros que aderem ao Sistema Nacional de Precatórios que foi desenvolvido para facilitar a comunicação e a tramitação dos documentos entre os entes federativos. O Brasil é um país continental e as investigações hoje não tem fronteiras exigindo que as polícias civis avancem em tecnologia para que as investigações ocorram de forma ainda mais célere e com resultados mais precisos”, ressaltou.
Essa ferramenta tem como objetivo auxiliar nas investigações e facilitar essa tramitação de documentação entre os estados, conforme acrescentou Rosana Freitas. “Permitindo que o resultado de investigações complexas envolvendo mais de um estado ocorra de forma rápida, precisa e eficiente trazendo benefícios tanto para os servidores que atuam nessa área como para as vítimas que verão o procedimento acontecendo com maior celeridade”, complementou.
Em Sergipe, a Polinter utilizará o sistema e fará a gestão das cartas precatórias. As autoridades policiais dos estados ainda não integrados ao sistema nacional deverão se cadastrar no site cartaprecatoria.pc.se.gov.br e enviar suas cartas precatórias pelo referido sistema.
Fonte: SSP/SE