Publicação destaca potencial brasileiro de participação estratégica no mercado mundial

Os conceitos, usos e a legislação relacionados ao Hidrogênio Verde no Brasil são o tema do novo artigo técnico do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). As pesquisadoras do Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe (NEREES), Amanda Gonçalves e Fernanda Rodrigues, assinam o texto, que traz tópicos sobre normas e competitividade de custos.

A publicação aborda, entre outros aspectos, a produção de hidrogênio verde, resultado da eletrólise da água envolvendo fontes renováveis variáveis, como as energias eólica e solar. Algumas das vantagens deste combustível são sua alta densidade energética e a versatilidade de seu uso, além da possibilidade de funcionar como vetor de armazenamento de energia e o fato de ser livre de carbono (carbon free).

“O hidrogênio vem sendo apontado como o combustível do futuro, um vetor fundamental para a transição energética. O hidrogênio verde, especificamente, será imprescindível para mercados de difícil descarbonização. Considerando-se a potencial abundância do Brasil em fontes de energias renováveis, o engajamento do país para a implantação da economia do hidrogênio pode possibilitar uma participação estratégica no mercado mundial não só do ponto de vista econômico, mas também tecnológico e ambiental”, afirmam as autoras no texto.

O texto está disponível no site do SergipeTec (sergipetec.org.br), no menu Artigos Técnicos, onde também é possível encontrar os demais documentos que integram a série. Os artigos técnicos se destinam a pesquisadores, agentes públicos, investidores e outros interessados em temas conectados à matriz energética brasileira e sergipana. Confira o novo artigo técnico em: http://sergipetec.org.br/uploads/2021/10/Hidrog%C3%AAnio-Verde-Conceitos-Usos-e-Legisla%C3%A7%C3%A3o-no-Brasil.pdf

Sobre as autoras

Fernanda Nayara Rodrigues Pereira Santana é graduada em Engenharia Química, especialista em Fluidos de Perfuração e Completação e tem especialização em Administração, Finanças Empresariais e Negócios. Possui experiência na indústria de petróleo e gás trabalhando como especialista de fluidos de perfuração e completação. Atualmente, é aluna no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Amanda de Azevedo Gonçalves é doutora em Engenharia de Processos, mestra em Recursos Hídricos, especialista em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental e em Educação Ambiental, além de bacharel em Engenharia Ambiental. Possui experiência em tratamento de águas usando processos oxidativos avançados, monitoramento da qualidade das águas de bacias hidrográficas, técnicas de produção de biodiesel, licenciamento e consultoria ambiental.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Inflação usada para cálculo de reajuste de salário é de 4,77%

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de dezembro [...]

  • Governo de Sergipe lança edital para contratação de professores de Libras na rede estadual

    O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da [...]

  • Prefeitura de Aracaju instaura auditoria na Maternidade Lourdes Nogueira após indícios de superfaturamento no contrato da empresa gestora

    A Caixa Preta da Prefeitura de Aracaju foi aberta. Nesta [...]

  • Sustentabilidade: Projetos que visam preservação ambiental podem contar com linhas de crédito oferecidas pelo BASA

    Atento ao compromisso de preservação da Amazônia, assim como da [...]

  • Carteira de Identificação da Pessoa com Diabetes será auxílio em atendimentos médicos

    Foi sancionada a Lei Nº 9.586, de 06 de janeiro de [...]