Praticar uma atividade física regularmente é indicação de todos os médicos, porque o exercício faz bem para o corpo e para mente. Na hora de escolher a atividade são inúmeras opções disponíveis, sendo uma delas o pilates, que busca o controle e a consciência corporal, fortalecendo a musculatura, melhorando os tônus e a flexibilidade.

A fisioterapeuta, especialista em pilates e saúde da mulher Marcelle Bini destaca os benefícios do exercício, que faz uso da respiração atrelada com o peso do próprio corpo e o auxílio ou resistência das molas dos aparelhos que possuem diferentes níveis de dificuldade.

“O que os pacientes mais relatam de benefícios no pilates é o bem-estar, a qualidade de vida e o ganho da consciência corporal. No pilates é um trabalho conjunto, então a gente trabalha os exercícios através da respiração, força, consciência corporal, equilíbrio, coordenação motora, é um exercício muito completo”, comenta.

Para a prática do exercício o pilates é uma atividade democrática, atingindo quase todas as idades, como explica Marcelle. “Não tem idade, quase não tem restrição, você só não pode fazer o pilates se for ordem médica. No Espaço Evolution atendemos só a partir de 10 anos, e gestantes a partir de doze semanas com autorização do obstetra, e não há idade limite, nós temos idosas com 88 anos que fazem pilates com a gente”, conta.

Durante a sessão de pilates cada idade é desafiada de uma forma segundo a fisioterapeuta. “Cada indivíduo é único, do mesmo jeito que um idoso pode fazer pilates avançado, pode ter um jovem bem restrito, não tem uma flexibilidade muito boa, que não tem força, então o desafio é muito individual”, destaca.

Benefícios

Segundo Marcelle a maioria dos praticantes entram no pilates em busca de tratamento. “A grande maioria das pessoas que procuram o pilates hoje em dia é por problemas posturais, com dor na lombar, hérnia de disco, dor no joelho. A maior busca é por tratamento”, conta

A fisioterapeuta destaca que o pilates na gravidez é um excelente exercício para o antes e depois do parto. “Os benefícios do pilates para gestantes são uma maior estabilidade da coluna lombar, reduzindo as dores, melhor qualidade do sono, fortalecimento do assoalho pélvico para sustentar a barriga e facilitar o parto, melhora da respiração, melhora da circulação sanguínea, aceleração da recuperação pós-parto”, explica.

No caso dos idosos, Marcelle relata os benefícios. “Proteção de músculos e articulações (exercícios de baixo impacto), controle de problemas cardíacos e respiratórios, redução de quedas, graças ao fortalecimento da musculatura, melhoria do bem-estar e da autoestima, redução das dores, estresse e depressão, manutenção da densidade óssea, apoio ao controle da diabetes, artrite e doenças cardiovasculares”

Melhora de vida

Marisa Ramos, nutricionista e gastróloga, faz pilates há aproximadamente 6 meses e melhorou do enfraquecimento muscular que a incomodava. “Eu comecei a fazer o pilates com o intuito de fortalecer a musculatura, trabalhar a questão do equilíbrio e a consciência corporal. Eu tinha um certo preconceito porque eu achava o pilates leve, e eu comecei a perceber que você pode trabalhar a questão da força com o seu próprio peso, trabalhando bastante a respiração”, conta.

Para Marisa o momento do Pilates é de paz. “É um exercício completo, porque trabalha muito a consciência, a respiração, o equilíbrio, a força. No pilates você consegue se vitalizar, vai muito além de só a atividade, você também acaba meditando”, destaca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju planeja mês intenso para celebrar o aniversário da cidade

    A prefeitura de Aracaju criou a comissão para dar início [...]

  • Ministro do STJ é homenageado com Título de Cidadania Sergipana

    Foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Estado [...]

  • Fies Social: inscrições começam no dia 4 de fevereiro

    Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda [...]

  • Lacen realizou mais de 400 mil testes para vigilância laboratorial em Sergipe durante 2024

    O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade [...]

  • Equipe da Secretaria do Turismo de Aracaju visita Memorial de Sergipe

    A equipe que compõe a gestão da Secretaria Municipal do [...]