Após autorizar a construção das casas do novo conjunto habitacional do bairro Lamarão, zona Norte, o prefeito Edvaldo Nogueira realizou uma vistoria nas obras da avenida Perimetral Oeste, projetos interligados e que compõem o Programa de Requalificação Urbana de Aracaju “Construindo para o Futuro”. Ao constatar a celeridade das intervenções, que contam com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), somando um investimento total de R$150 milhões, Edvaldo destacou a grandiosidade das obras e a mudança positiva que elas promoverão no cenário urbanístico da cidade.

“Depois de anunciar a construção de 484 casas do novo conjunto habitacional do Lamarão, assegurando moradia digna para as centenas de famílias da região, fiz questão de vir visitar as obras da avenida Perimetral Oeste para inspecionar o andamento das intervenções. Este é um projeto extraordinário, que vai melhorar significativamente a mobilidade urbana, diminuindo o congestionamento na avenida Euclides Figueiredo, e vai trazer, também, progresso e desenvolvimento para a nossa capital, transformando o cenário da região”, destacou Edvaldo.

Ao fazer a inspeção, o gestor ressaltou também os impactos sociais e sustentáveis das obras. “É um projeto completo e que envolve infraestrutura, habitação social, e cuidado com o meio ambiente, já que teremos uma área de preservação do manguezal. O nosso maior compromisso é possibilitar que a cidade se desenvolva, mas com sustentabilidade, por isso fico imensamente feliz de ver o andamento desta obra grandiosa”, reiterou.

Acompanhado de secretários municipais, o prefeito iniciou a inspeção pelo local onde está sendo aberta a nova via, no bairro Lamarão, trecho que está passando pelo processo de implantação da rede de drenagem, pela realização de aterro e pela colocação de geogrelha. Depois, o gestor e a comitiva seguiram para a área onde está sendo erguida uma ponte sobre o Riacho do Cabral, com 337,4 metros de comprimento e 26 metros de largura, ligando os bairros Bugio e Soledade. Nesta fase, atualmente, está sendo feita a concretagem das vigas, o assentamento de pré-lajes e a implantação de geodrenos. Juntas, essas etapas somam R$ 110 milhões.

Após percorrer todo o traçado da nova via, que terá 7,5 km de extensão, Edvaldo finalizou a vistoria pelo trecho em que está sendo feita a ligação entre os bairros Bugio e Jardim Centenário e que chegará até o limite com Nossa Senhora do Socorro, interligado com a rodovia Lauro Porto. No local, está sendo implantada a rede de drenagem. “Essa é uma obra complexa, mas que tem sido executada dentro do ritmo esperado, de forma rápida, e a nossa previsão é concluí-la até o final do ano que vem. É um projeto com diversos aspectos positivos, mas que podemos destacar, entre eles, o desafogamento da avenida Euclides Figueiredo com a construção de uma via paralela, a parte de habitação, com a construção das casas, a área de preservação ecológica e a transformação do cenário, que criará de um novo de desenvolvimento na cidade”, afirmou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização e secretário da Infraestrutura de Aracaju, Sérgio Ferrari.

Considerada como o maior projeto dentro do Programa de Requalificação Urbana “Construindo para o Futuro”, a avenida Perimetral Oeste contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Ela ligará a capital sergipana a Nossa Senhora do Socorro, e mudará a dinâmica dos bairros Bugio, Soledade, Jardim Centenário, Olaria, Santos Dumont e Lamarão. Além disso, promoverá o desafogo das avenidas General Euclides Figueiredo e Paulo Figueiredo Barreto.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • SES divulga primeiro LIRAa do ano e identifica dois municípios sergipanos com alta infestação do Aedes aegypti

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o Primeiro [...]

  • Funcaju e IPHAN discutem revitalização da Estação Ferroviária de Aracaju

    O presidente interino da Funcaju, Fábio Uchôa, esteve nesta segunda-feira, [...]

  • Museu Afro-Brasileiro de Sergipe recebeu mais de 400 visitantes em três meses de reabertura

    Desde sua reabertura no Dia da Consciência Negra, em 20 [...]

  • Governo do Estado e Banco Mundial discutem avanços na infraestrutura rodoviária

    O governador Fábio Mitidieri reuniu-se nesta segunda-feira, 20, com o [...]

  • Prioridade do governo em 2025 é baratear os alimentos, diz Lula

    Uma das prioridades do governo federal para 2025 é a [...]