A atual gestão da Prefeitura de Aracaju estabeleceu a construção e reforma de praça como um dos principais eixos da administração: são espaços que promovem o bem-estar, o lazer, a prática esportiva e a convivência em comunidade, além da vivência da cidade.
Recentemente, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) iniciou a reurbanização da praça Dom José Thomaz, situada no coração do bairro Siqueira Campos. Bastante frequentado por estudantes, trabalhadores e passageiros do transporte público, por estar situado próximo a escolas, comércio e estar situada em um eixo que leva à saída da capital, o espaço já apresentava elevado desgaste provocado pelo tempo e pela ação humana.
A obra prevê a reconstrução de passeios em concreto, implantação de pergolados, bancos e mesas, academia de ginástica ao ar-livre, construção da Cidade da Criança, skate park, quadras poliesportivas coberta e descoberta, espaço zen e espaço pet.
Serão feitos, também, a reforma da estação de tratamento, estacionamento, um quiosque, paisagismo e o plantio de 156 árvores.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a intervenção e ressalta o trabalho de melhorias de áreas de lazer em toda a capital.
“Em oito anos, são mais de 60 praças e espaços de lazer reformados ou construídos. É um número muito expressivo. São melhorias que proporcionam mais qualidade de vida para a população, por fornecer uma opção qualificada e gratuita para o lazer e atividades lúdicas. A praça Dom José Thomaz é um local muito importante para aquela região, pois congrega esporte, convivência e há os pontos para embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo municipal e intermunicipal. A praça ficará linda e certamente vai agradar a todos os aracajuanos”, comenta.
Atualmente, é executada a construção de passeios e realizando a reforma das quadras, além da implantação da academia de ginástica ao ar-livre. Para viabilizar a obra, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 4.199.960,62, em recursos próprios.
População aprova
A comunidade do bairro Siqueira Campos aguarda, feliz, a conclusão da obra, vislumbrando a chance de usufruir de um belo e renovado espaço de lazer.
Gilberto Santos Silva, de 58 anos, trabalha há mais de uma década em uma escola na localidade. Ele avalia o impacto positivo da reforma para a localidade. “A minha expectativa é que seja melhor do que está. Antes estava abandonada e agora vai melhorar. Essa reforma está fazendo bem a comunidade”, pontua.
Para Domingos Alves do Santos, de 60 anos, que trabalha como chaveiro há 30 anos no bairro Siqueira Campos, a reurbanização da praça Dom José Thomaz é importante.
“O povo do Siqueira Campos merece a reforma dessa praça que é essa maravilha para a gente, o nosso segundo Centro é o Siqueira Campos. Então para nós vai ser muito bom ter a praça reformada, estamos otimistas para isso”.
Solange Pinto dos Santos, 44, vive a expectativa de voltar a frequentar a praça e realizar as atividades lúdicas e esportivas que serão proporcionadas pela reforma. “Antes aqui era uma negação, você se sentia insegura, queria passear com os filhos dia de domingo e não podia, a pessoa não sente vontade de vir para uma praça dessas quando não se sente segura. Uma praça boa dessas, podendo ter quadra, espaço para crianças, para a gente se exercitar, para a gente vir treinar numa tarde de sábado. Eu espero que com essa reforma venham coisas boas, que nós moradores possamos aproveitar bastante, vai ser ótimo, perfeito, vou frequentar todo dia”, estima.
Mara Martins, 60 anos, elogia a intervenção da Prefeitura e revela que espera utilizar o espaço pet. “Antes não era muito bom, então quando terminar a reforma vai ficar legal. Eu estou achando que vai melhorar, é bom para fazer caminhada e andar com os cachorrinhos, eu tenho duas e vou trazer elas”.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.