Projeto de lei apresentado pelo deputado Pastor Tom (PSL), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), proíbe o corte de fornecimento de água e luz  às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriado, dias em que o consumidor está impossibilitado  de realizar o respectivo pagamento do débito. A interrupção nestas datas, alertou o deputado ao justificar a proposta, “causa grande transtorno para o cidadão”.  

De acordo com o parlamentar, legislação semelhante já existe em outros estados, mas a Bahia ainda carece de uma lei com este objetivo.  Para Pastor Tom, esse mecanismo  evitará embaraços para a população mais carente. O objetivo, reforçou ele, é “resguardar o direito do consumidor, mesmo inadimplente, aos serviços essenciais, os quais são garantidos por lei”.   

Por fim, Pastor Tom lembra que há recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica  (Aneel) para que o corte de energia elétrica seja realizado somente em dias úteis. Nesse caso, finalizou ele, “nada mais justo do que estender esse benefício para a concessionária de água e outros serviços públicos e essenciais de nosso Estado”.

NeuzaMenezes/Agência-ALBA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju promove palestra sobre estruturação e atuação do Controle Interno

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Controladoria-Geral do Município, [...]

  • Governo autoriza formação de comissão para concursos públicos da Educação e inicia tratativas da Universidade Estadual

    O governador Fábio Mitidieri reuniu nesta segunda-feira, 20, o secretário [...]

  • MPT-SE participa da primeira reunião do Getrin-20 em 2025

    Encontro programou ações do grupo para este ano Representantes do [...]

  • Medidores de pressão arterial descalibrados podem causar riscos à saúde, alerta o ITPS

    A ausência de verificação metrológica nos aparelhos de pressão arterial, [...]

  • Trump assume hoje pela segunda vez a presidência dos Estados Unidos

    Em meio a expectativas gerais no mundo, o presidente eleito [...]