A pandemia de Covid-19 causou uma série de mudanças na rotina da humanidade desde seu aparecimento em Wuhan na China, em dezembro de 2019, infectando mais de 6 milhões de pessoas até o momento, sendo responsável por quase 400.000 mortes mundialmente. No Brasil, mais de 90 mil pessoas perderam a vida, e em Sergipe, esse número já passa de mil.
Soluções estão sendo desenvolvidas para agilizar o diagnóstico do coronavírus, ajudando médicos e instituições de saúde a otimizar o combate à doença. O objetivo do RadVid19 é aumentar a precisão no diagnóstico, auxiliando e agilizando a tomada de decisão sobre a melhor conduta nos casos dos pacientes com suspeita de Covid-19.
O sistema funciona através do processamento de imagens de raios-x e tomografias computadorizadas de tórax por uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que indica a probabilidade de a pessoa estar ou não infectada pelo novo coronavírus. Este processo auxilia a avaliação desses exames pelos médicos radiologistas de forma rápida e objetiva através da identificação dos padrões mais comuns da doença.
Outra característica muito importante do sistema é a quantificação precisa do grau de comprometimento pulmonar, que tem correlação com a gravidade da doença, o que auxilia na definição de condutas antes mesmo do resultado de outros testes.
Este serviço está disponibilizado na Rede Primavera desde o mês de maio, de forma pioneira em Sergipe, já tendo beneficiado mais de 1.700 pacientes que passaram por nossa instituição, que é uma das que mais vem utilizando esse serviço no Brasil. O assunto foi destaque no Jornal do Sbt exibido no dia 27/07, e contou com a participação do radiologista Dr. Tiago Morita. Segundo ele, a plataforma consegue fazer uma análise mais precisa do percentual de acometimento pulmonar, além de mostrar se a doença está ou não progredindo.