Desde ontem, dia 10, acontece em Porto Alegre (RS), a 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) do ano de 2023. O encontro tem como objetivo a troca de experiências com foco na gestão participativa e compartilhada dos componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil.

O geógrafo e professor da rede estadual de Sergipe, Luiz Carlos Sousa Silva, comanda a reunião que acontece até esta quinta-feira (11), no Cais Mauá, na capital gaúcha. “Esse encontro tem como prioridade fortalecer esses comitês, alavancar as suas funcionalidades e debater alternativas para a criação de instrumentos de gestão, como as agências das regiões hidrográficas”, disse Luiz Carlos, coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias.

“Essa reunião é um momento de conjugar ideias e objetivos comuns dessas bacias para buscar soluções das dificuldades de cada região, que muitas vezes são uníssonas. Neste fórum temos a oportunidade de melhorar a gestão dos recursos hídricos em benefício da sociedade”, afirmou o secretário em exercício do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marcelo Camardelli, durante a abertura do evento.

O FNCBH é um ente formado pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas, legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro. Desde a sua criação, em 1999, tem como foco o avanço das políticas públicas de conservação, preservação e recuperação das águas superficiais e subterrâneas.

Para o coordenador do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias, Julio Salecker, “a implementação das agências é fundamental para subsidiar os comitês com estudos técnicos e para o repasse de recursos financeiros”.

O evento conta com a participação de representatividades dos Comitês de Bacias de diversas regiões do país. A próxima reunião está prevista para acontecer no mês de julho, na cidade de Cuiabá.

 

Fonte: Ascom Sema/RS

Foto: Leandro Souza/Ascom Sema

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Inflação usada para cálculo de reajuste de salário é de 4,77%

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de dezembro [...]

  • Governo de Sergipe lança edital para contratação de professores de Libras na rede estadual

    O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da [...]

  • Prefeitura de Aracaju instaura auditoria na Maternidade Lourdes Nogueira após indícios de superfaturamento no contrato da empresa gestora

    A Caixa Preta da Prefeitura de Aracaju foi aberta. Nesta [...]

  • Sustentabilidade: Projetos que visam preservação ambiental podem contar com linhas de crédito oferecidas pelo BASA

    Atento ao compromisso de preservação da Amazônia, assim como da [...]

  • Carteira de Identificação da Pessoa com Diabetes será auxílio em atendimentos médicos

    Foi sancionada a Lei Nº 9.586, de 06 de janeiro de [...]