
Por Keizer Santos
O Fut 7 é uma modalidade que começou a ocupar os espaços no cenário esportivo nacional, trata-se do velho futebol, neste caso, disputado com 7 jogadores em arena society. A coisa ficou tão séria, que até a Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7) foi criada para gerenciar as competições, inclusive uma Copa do Mundo, que será disputada entre 24 e 28 de novembro, no Brasil. Ex-atletas ou até mesmo atletas em atuação buscam no Fut7 uma forma de se divertir fazendo o que gostam: jogando futebol. O atleta Robson Assis da Silva, 29 anos, o Robinho, como é conhecido, tem chamado atenção não somente pelos gols, mas por ter participado de três modalidades (Fut7, futsal e futebol de campo), sendo duas de forma simultânea.
Natural de Sertânia/PE, Robson Silva veio logo cedo para o sertão sergipano, em Canindé do São Francisco. Robinho teve seu primeiro contato com a bola aos 8 anos, quando ingressou na escolinha Diamante Negro, que integrava o Projeto Craque do Amanhã. A escolinha era comandada por seu pai Francisco de Assis da Silva, o ‘Diamante Negro’ (in memoriam), um ex-jogador que atuava como radialista na Xingó FM, sendo um dos maiores incentivadores do esporte local. Só com o projeto Craque do Amanhã, o saudoso ‘Diassis’ dedicou 25 anos de sua vida com orientação às crianças e adolescentes, que buscavam no futebol uma esperança por dias melhores.
O filho de Dona Josefa, o Robinho, foi profissionalizado como jogador de futebol de campo aos 17 anos pelo Clube Desportivo de Canindé do São Francisco, onde o atleta disputou o Campeonato Sergipano da segunda e da primeira divisão.
Em entrevista ao CINFORM ONLINE, Robinho destacou sua ‘sede’ por marcar gols e por títulos. “Acredito que em minha carreira, nas três modalidades, já marquei mais de 100 gols. Quero disputar mais campeonatos, inclusive o Brasileiro, que está previsto para ser realizado em setembro, no sul do país. Apesar de não ser rentável financeiramente, sou feliz no Fut7”, confessou o atleta, que se considera filho de Canindé do São Francisco.
O curioso é que além de Robinho, outros três irmãos (Wanderson, Wesley e Wosley) também atuam simultaneamente no Fut7 pelo Teoge Esporte Monte Alegre (TEMA ), do Município de Monte Alegre de Sergipe, e no futsal pela Associação Atlética Agrovila, de Canindé de São Francisco. No futebol de campo, Robinho atua como volante e no meio campo, onde jogou pela Associação Desportiva Atlético Gloriense, na disputa da segunda divisão do Campeonato Sergipano 2020. No Fut7 atua no meio campo e no futsal joga como ala ou fixo.
Robinho conseguiu acumular algumas conquistas nestas modalidades por onde atuou. Em 2019, pelo Agrovila, o jovem atleta foi artilheiro do Campeonato Sergipano de Futsal com 19 gols, façanha inédita até então. Outra conquista daquele ano foi ter sido escolhido o melhor jogador da competição pela Federação Sergipana de Futsal. Já em 2020, pelo TEMA, integrou a seleção do Campeonato Sergipano de Fut7 como melhor jogador da Liga Ouro. Naquele ano, a equipe de Monte Alegre de Sergipe foi a vice-campeã estadual. Pelo TEMA, disputou a Copa do Brasil, em Fortaleza. O TEMA é líder do ranking 2021 da Federação Sergipana de Futebol 7 com 400 pontos, seguido pelo BW4 Seguros F.C. com 350 pontos e Amigos Fut7 com 270 pontos.
Apesar de jovem, Robinho tem uma vasta experiência futebolística. No futebol de campo atuou pelo Canindé, CEO/AL, CFZ Brasília, Guarany de Porto da Folha, São Domingos/AL, Dorense e Atlético Gloriense. No futsal, além do Agrovila, também atuou no Treze de Lagarto, onde disputou a Copa TV Sergipe de 2019, chegando até a semifinal da competição. No Fut7, atua pelo TEMA.
O atleta aguarda a retomada das competições estaduais para fazer aquilo que mais gosta: gols. Segundo Robinho, a Liga Ouro do Campeonato Sergipano Fut7 e o Campeonato Sergipano de Futsal estão previstos para começar no próximo mês. Nesta temporada, o atleta continuará no TEMA (Fut7) e no Agrovila (futsal).